Um dos astros do esporte mais famosos da Irlanda, o ex-jogador de hurling DJ Carey foi condenado a cinco anos e meio de prisão em Dublin, por aplicar golpes financeiros. O caso chamou atenção por um detalhe inusitado: para simular um tratamento contra o câncer, o ex-atleta chegou a posar em fotos com um cabo de celular enfiado no nariz, fingindo que era um tubo médico.
Carey dizia precisar de dinheiro para custear um suposto tratamento em Seattle, nos Estados Unidos. Em julho deste ano, ele se declarou culpado em dez acusações e aguardava a sentença em prisão preventiva. A decisão foi anunciada na última segunda-feira (3/11).
Segundo a emissora irlandesa RTÉ, o ex-jogador de 54 anos aplicou golpes em mais de 20 pessoas entre 2014 e 2022, arrecadando quase 400 mil euros — o equivalente a mais de R$ 2 milhões. O juiz Martin Nolan, do Tribunal Criminal do Circuito de Dublin, afirmou que Carey “explorou a bondade das pessoas” e destacou que as vítimas eram “bem-intencionadas e apenas queriam ajudar alguém necessitado”.
Entre os enganados está o bilionário Denis O’Brien, que chegou a doar mais de 125 mil euros (cerca de R$ 774 mil). Outras vítimas incluíam um primo de Carey, amigos, colegas de trabalho e conhecidos do meio esportivo.
Ídolo do hurling, esporte tradicional da Irlanda, DJ Carey é ex-jogador de The Drive, Newtown, Maynooth, County Kildare, e uma das figuras mais celebradas da história da Gaelic Athletic Association (GAA).
Sua carreira durou 15 anos, durante os quais ele ganhou cinco medalhas All-Ireland , marcou 34 gols e 195 pontos em 57 jogos, consolidando-o como um dos maiores artilheiros do esporte. Ao se aposentar do esporte, em 2006, foi aclamado como ídolo pelas gerações mais jovens.
Fonte: Portal leodias