Você perdoaria uma traição em um relacionamento saudável?

Entretenimento

alto-angulo-de-mao-segurando-o-coracao-partido-com-alfinete-de-seguranca

De acordo com a psicóloga Alessandra Araújo, é possível, sim, seguir um relacionamento de forma saudável após uma traição, mas a especialista ressalta que não é nada fácil.

“Quando há uma traição, há uma quebra de confiança, do contrato que o casal fez um com o outro. É necessário ter muito diálogo e sinceridade para esclarecer as motivações da traição e fechar um contrato de confiabilidade”, disse.

Além disso, Alessandra acredita ser fundamental ter a ajuda de um terapeuta de casais, para fornecer um olhar de fora e também para dar ferramentas ao casal para que não haja traumas.

“É importante identificar possíveis gatilhos, por exemplo. Afinal, depois de uma traição, muitas vezes um atraso de 5 minutos do parceiro pode desencadear uma crise de ansiedade na pessoa que foi traída”, diz.

Por último, mas não menos importante, é essencial fazer uma autoavaliação: dentro das suas crenças e valores, perdoar uma traição é algo que você é capaz de fazer? “Nesse momento é importante deixar de lado influências externas, tanto para um lado quanto para o outro. Se você não for capaz, muitas vezes tentar manter a relação será um desgaste desnecessário”, finaliza.

Fonte: Metrólopoles
0%