A Corte Inglesa iniciou nesta quarta-feira as primeiras audiências do caso de Felipe Massa contra a F1, FIA e o ex-gestor Bernie Ecclestone. O piloto moveu uma ação devido ao desfecho do campeonato de 2008 da F1, afetado pelo escândalo do Singapuragate e que terminou com seu vice-campeonato. O processo, porém, não pretende mudar o resultado do campeonato, vencido por Lewis Hamilton
As audiências seguirão em Londres, no Reino Unido, até esta sexta-feira, 31. O caso está sendo conduzido pelo juiz Robert Jay e já pode haver um veredito no último dia, sobre a continuidade ou encerramento do caso; porém, também é possível que o pronunciamento se estenda por mais alguma semanas.
Na peça de 41 páginas apresentada pela defesa de Felipe Massa, alguns trechos citam de forma clara que o brasileiro pretende manter o resultado inalterado e busca a reparação sobre o caso por meios financeiros e declarações de responsabilidade (veja detalhes adiante).
“O Sr. Massa não está buscando nenhuma alteração no resultado do Campeonato de 2008. Nem há qualquer sugestão, apesar de este processo ter sido amplamente divulgado na imprensa, de que quaisquer terceiros desejam se dirigir ao Tribunal”, afirma um desses trechos.
O primeiro é a busca por uma indenização na casa dos 64 milhões de libras (cerca de R$ 455 milhões, na atual cotação), relacionada às quebras de contrato que, de acordo com a defesa do piloto, teriam ocorrido nas ações que sucederam o “Singapuragate”, o escândalo envolvendo a batida proposital de Nelsinho Piquet no GP de Singapura de 2008.
O episódio só foi revelado ao mundo em 2009, e o Conselho Mundial de Automobilismo (WMSC) confirmou em setembro daquele ano que a colisão de Nelsinho foi premeditada. Na época, no entanto, o regulamento esportivo da F1 só permitia a contestação de resultados até a cerimônia de premiação anual da FIA, que aconteceu em 11 de dezembro de 2008.
Fonte: ge globo