O Cruzeiro acertou a contratação do meia Gerson, de 28 anos. O clube mineiro insistiu, ajustou detalhes e convenceu o Zenit, da Rússia, a fazer negócio. O time mineiro pagará 27 milhões de euros (cerca de R$ 176 milhões), mais três milhões de euros em bônus (R$ 18 milhões). O jogador será a principal contratação da Raposa na janela.
Os últimos dias foram decisivos para o acordo. Desde ontem, uma série de reuniões ocorreu entre membros da diretoria do Cruzeiro, emissários do Zenit e representantes de Gerson.
Nesta quinta-feira, um dos intermediários do negócio, o agente Fifa Junior Mendonza – vem cuidando de assuntos envolvendo o Zenit no Brasil – esteve na Toca da Raposa. Pelo lado do Gerson, o empresário Carlos Leite foi quem tocou as conversas com o Cruzeiro. O pai de Gerson também foi figura participante nas negociações.
Pesou a vontade do jogador de buscar mais visibilidade, ainda sonhando com a Copa do Mundo de 2026. O técnico Carlo Ancelotti garantiu que manteria Gerson no radar, mesmo o atleta indo pra Rússia, mas não o convocou.
Na saída da Toca da Raposa, CT do Cruzeiro, o pai de Gerson e empresário do jogador, Marcão Silva, comentou sobre o acerto próximo.
– Fizeram um esforço muito grande para essa negociação avançar, né. Então, tem meu respeito. O Zenit também fez um trabalho legal. Vão bora, vamos ver o que vai acontecer.
– Jogador de futebol, ele é um produto. Nós somos funcionários dos clubes. Quando fecha qualquer negociação, ela é feita porque é o mecanismo do futebol – complementou o pai de Gerson.
O Cruzeiro vem tentando a contratação de Gerson desde dezembro. Num primeiro momento, o Zenit sinalizou que só aceitaria vender Gerson por 40 milhões de euros.
A primeira proposta feita pelo foi de 12 milhões de euros fixos, além da ida do zagueiro Jonathan Jesus, que interessava ao clube russo e também era avaliado por 12 milhões de euros. Essa proposta foi negada.
Na segunda, o Cruzeiro sinalizou o valor de 25 milhões de euros, sem incluir Jonathan, vetado pelo técnico Tite. Os russos realizaram uma contraproposta, que foi aceita pela Raposa.
Desde dezembro, nos bastidores, o Cruzeiro tinha muita esperança em contratar o jogador. Até mesmo atletas do atual elenco se movimentaram para saber novidades da negociação entre as partes. O ge soube que, mesmo de férias, alguns atletas tiveram contato com membros da diretoria para ficar por dentro do assunto.
Gerson chegou à Rússia no meio do ano, vendido pelo Flamengo, mas acabou não tendo uma sequência de jogos, além de ter se lesionado. Ele marcou um gol em 12 partidas.
A informação incial do acerto com o Zenit foi divulgada pelo Central da Toca e confirmado pelo ge.
Fonte: Ge globo