Depois de cinco partidas sem atuar pelo Corinthians, o atacante Memphis Depay deve ganhar os primeiros minutos da temporada 2026 contra o Bahia, nesta quarta-feira, às 20h (de Brasília), na Vila Belmiro, pela estreia do Campeonato Brasileiro.
O objetivo é condicioná-lo fisicamente e dar ritmo de jogo para o confronto contra o Flamengo, valendo o título da Supercopa Rei, no próximo domingo, às 16h, no Estádio Mané Garrincha, em Brasília.
Trata-se do primeiro grande desafio do Timão no ano, em uma disputa que pode render uma premiação milionária, de valor ainda não divulgado pela CBF.
O técnico Dorival Júnior quer ter os principais jogadores à disposição e em condições físicas para o desafio de domingo.
Memphis tem retorno confirmado pelo treinador para a partida contra o Bahia, depois de passar as primeiras semanas do ano tratando o edema ósseo no joelho esquerdo, sofrido em 2025, e fazendo trabalho de reequilíbrio muscular.
O jogador se apresentou sentindo o desgaste físico do ano passado, em que chegou ao fim da temporada atuando no sacrifício nas partidas decisivas da Copa do Brasil.
Foram necessários cuidados especiais neste início, em uma temporada em que o atacante quer estar bem para a disputa da Copa do Mundo pela seleção holandesa e que pode ser decisiva para a continuidade dele no Corinthians.
Memphis tem vínculo com o Timão até 20 de junho de 2026 e já pode assinar pré-contrato com qualquer outro clube e se transferir sem custos.
Uma possível renovação ainda não é negociada, mas a questão financeira é o principal entrave.
O jogador tem salário considerado alto, além de receber premiações, luvas e bônus previstos em contratos, celebrados na gestão do ex-presidente Augusto Melo.
Dirigentes da nova gestão, de Osmar Stabile, e conselheiros com influência no departamento de futebol e na diretoria consideram muito elevados os custos com o atacante.
Para 2026, o orçamento corintiano prevê uma redução de R$ 6,2 milhões por mês na folha salarial e, entre saídas e chegadas, o salário do holandês tem impacto significativo nessa conta.
Publicamente, dirigentes fazem gestos de afago a Memphis, como nas entrevistas que o executivo de futebol Marcelo Paz deu nos últimos dias.
Em uma delas, à Rádio Bandeirantes, disse que jamais iria desistir de manter um craque no elenco e que vê em Memphis uma vontade de permanecer, desde que sejam resolvidas as questões financeiras com o jogador.
Sem ter dinheiro para pagar bônus, premiações e luvas nos prazos estipulados em contrato, o Corinthians precisou negociar um parcelamento de uma dívida na casa dos R$ 23 milhões com Memphis.
Desde que chegou ao Corinthians, em setembro de 2024, Memphis disputou 65 partidas, fez 19 gols e deu 14 assistências. Ele participou das conquistas do Campeonato Paulista e da Copa do Brasil no ano passado.