Nesta sexta-feira (31), Detonautas lança “Potinho de Veneno“, seu primeiro single inédito em dois anos. A música foi inspirada nas obras de Rita Lee, e tem como ponto de partida a imersão de Tico Santa Cruz, 48, nas biografias da cantora.
Além disso, o vocalista vive um novo momento da sua vida, se dividindo entre a rotina intensa de estrada e shows com treinos de natação, corrida e bike para sua primeira prova de triatlo.
Ele chegou a eliminar 20kg e atingiu 9% de gordura corporal.
A nova canção foi escrita por Tico em parceria com Pablo Bispo e Ruxell, mesclando elementos indie rock e pop. “Me inseri muito no universo da Rita Lee, e comecei a escrever uma letra que tinha algumas nuances do vocabulário dela. É uma narrativa diferente do que o Detonautas costuma utilizar. Nós temos um tom mais motivacional, e essa música e quase como se fosse uma história”.
Fora da vida nos palcos, Tico tem se dedicado a cuidar cada vez mais da mente e do corpo.
O vocalista se inspira em outros artistas com rotinas intensas de shows, como Harry Styles, 31, que completou a maratona de Berlim em menos de três horas, e Dexter Holland, 59, do The Offsprings, que já participou de provas como meio Iron-Man.
No caso de Tico, a previsão de shows do Detonautas para 2025, era de 105 shows.
“Vendo essa galera que tem uma rotina bizarra de turnê internacional, fuso horário, me motiva a conseguir conciliar todas essas atividades. Imagino que isso também motive outras pessoas, mostrando que é possível mesmo com agendas mais complexas. Claro que sou um cara com uma condição financeira que me possibilita estar nesse lugar. Mas, sei que meia hora de exercício físico, três vezes por semana, já faz a diferença“, declara.
A natação já está presente na vida do cantor desde 2018, como uma forma de tratar uma hérnia de disco – o esporte é uma excelente alternativa, pois a água reduz o impacto nas articulações e na coluna, aliviando a pressão e a dor.
Pegando gosto pela modalidade, ele seguiu praticando, inclusive, durante a pandemia.
“Foi o que me salvou naquele momento, porque no meu prédio, era autorizado nadar na piscina sozinho. Nadei durante toda a pandemia, e depois, passei por um momento mais complexo, em 2022, após ter uma covid longa”, explica.
Com a ansiedade na pandemia, o artista acabava descontando na comida e ganhou muito peso, o que influenciou sua saúde, prejudicando até mesmo sua mobilidade.
Em 2023, foi quando decidiu que iria focar na rotina de treinos para emagrecer, retomando a natação e inserindo corrida, musculação, e, posteriormente, a bike.
“Como eu já estava nadando e correndo há um tempo, conseguindo ajustar bem as duas atividades no meu dia a dia, eu falei: ‘Por que não colocar também uma bicicleta?’. Apesar de eu já estar numa idade um pouco ousada para começar no triatlo, eu comecei a ter uma vida mais saudável e resultados muito bons, não só do ponto de vista estético, mas também, na saúde“, explica, ressaltando o quanto seu condicionamento físico, mobilidade no palco e fôlego para cantar melhoraram com as atividades físicas.
Em setembro, ele foi campeão do Circuito Aqua 2025 na categoria Master (45 a 49 anos), uma das provas mais tradicionais de natação do Rio de Janeiro.
Esta foi sua primeira prova em mar aberto, realizada após uma agenda de três shows durante o final de semana.
Além disso, para o artista, a atividade física é uma forma de lidar com a ansiedade e o estresse.
“Se meu dia foi muito difícil, eu sei que treinar vai me ajudar a me acalmar. Consigo transformar o estresse em energia, é uma capacidade de usar algo negativo para transformar em positivo”.
Rotina de treinos
Desde que decidiu mudar seus hábitos, o cantor perdeu 20kg, saindo de 98kg para 78kg, e atingiu 9% de gordura corporal, considerado ideal para atletas, segundo o Conselho Americano de Exercício.
“Minha taxa de gordura varia entre 9%, quando eu tô nos treinos mais intensos, e 13%, quando a intensidade é menor”, diz.
Atualmente, ele conta com uma rotina de treinos de 10 horas semanais.
São dois treinos de natação por semana, três a quatro de corrida, dois de bicicleta e cinco treinos de musculação.
“Tento colocar em prática também na estrada. O Detonautas tem feito shows de quinta a domingo, não deixo de correr ou fazer musculação. Tenho corrido 12, 15 km em cada cidade, o que me possibilita conhecer lugares incríveis”, diz.
A musculação é divida entre dois dias de treino funcional e três dias de fortalecimento básico fisioterápico, mais preventivo do que propriamente hipertrofia.
A ideia é evitar lesões nas pernas, joelhos, tornozelos e ombros enquanto pratica os três esportes.
Fonte: GQ