Serviços são aplicativos que rodam em TVs boxes piratas e smartphones. Em alguns casos, esses apps já vêm instalados nas caixinhas de TV, que contam com uma versão básica do Android sem os mecanismos de proteção do Google. A Anatel tem uma página que indica os modelos homologados e seguros.
Geralmente, serviços são grátis por um tempo e depois exigem pagamento. Há planos de assinatura mensal, semestral e até anual. Em alguns casos, há até a possibilidade de assinatura vitalícia.
Por serem pagos, alguns usuários aparentemente não sabem que usam pirataria. A maior prova disso é que há centenas de queixas em páginas como o ReclameAqui, de pessoas que esperam obter uma resposta do fornecedor.
Serviços de gatonet contam com canais por assinatura ou “Netflix piratas”. A estrutura mais comum é haver um servidor central pirata que transmite sinais de TV capturados (Duna TV e TV Express) ou libera o acesso a arquivos de filmes e séries (My Family Cinema e Eppi Cinema).
Por que é difícil combater o gatonet? Os serviços atualizam sua lista de servidores de tempos em tempos. Assim, quando um é desativado, o usuário é direcionado para outro que está operante. Muitas vezes, esses servidores são hospedados fora do país, o que degrada e atrasa transmissões ao vivo — por isso, em muitas dessas soluções em eventos ao vivo, o sinal chega muito atrasado.
Fonte: uol