Tenista amador, o australiano Jordan Smith vai poder contar para os seus netos que ficou milionário após vencer um evento de tênis em que estavam Carlos Alcaraz e Jannik Sinner, simplesmente, os atuais números 1 e 2 do mundo. E com direito a um triunfo sobre o italiano.
Campeão de New South Wales, estado da Austrália, o atleta de 29 anos levantou, nesta quarta-feira, o caneco do Million Dollar 1 Point Slam e embolsou a pomposa premiação de 1 milhão de dólares australianos (R$ 3,5 milhões). Os grandes nomes do tênis ficaram estupefatos com a conquista de Smith.
A exibição, que é mista e reuniu outros profissionais do topo dos rankings da ATP e da WTA, tem partidas disputadas em ponto único e o sacador é decidido no tradicional “pedra, papel, tesoura”. Foi assim que Smith superou Sinner.
Em duelo pela terceira rodada, o vice-líder errou o primeiro saque, fazendo a torcida ficar incrédula. Na mesma fase, Carlos Alcaraz jogou uma bola na rede e foi eliminado pela grega Maria Sakkari, ex-top 3 e atual 52ª.
Na estreia, Jordan derrotou a brasileira Laura Pigossi (200ª do ranking mundial). O amador também levou a melhor sobre a americana Amanda Anisimova, número 3, e o espanhol Pedro Martinez (71°).
No embate final, valendo o prêmio milionário, Smith superou Joanna Garland, do Taiwnan, a 117ª colocada na lista da WTA. A decisão foi disputada na Arena Rod Laver, quadra principal do Australian Open, diante de 14.800 pessoas.
O Million Dollar 1 Point Slam já virou um dos mais aguardados momentos nos dias que antecedem o primeiro Grand Slam da temporada, cuja chave principal vai começar no próximo domingo.
Ao todo foram 48 competidores: 24 tenistas de alto nível; 8 tenistas amadores campeões em seus respectivos campeonatos estaduais disputados na Austrália em 2025, além de oito wildcards (celebridades).