ouça ao vivo
Pausar
A McLaren é cotada como uma das favoritas ao título após vencer o campeonato de construtores no ano passado, mas quer quebrar um jejum de 16 anos no de pilotos. Vice-campeão de 2024, Lando Norris destacou a evolução da escuderia papaia e acredita que ele não tem mais razões para não lutar pelo troféu. Na visão do piloto, o espaço para justificativas acabou.
– Espero que sim (sobre lutar pelo título). Depois do ano passado, acho que não há mais desculpas. No passado nós tínhamos algumas, mas eram desculpas verdadeiras e honestas – argumentou Lando à “Sky Sports”, antes de prosseguir:
– Acho que neste ano não temos nada para nos esconder. Provamos no ano passado que temos tudo o que precisamos e o que é necessário para lutar no topo e sermos os melhores. Se não formos no início do ano, então não somos bons o suficiente e não fizemos um trabalho bom o suficiente. Mas não é assim que estamos pensando.
O início da equipe britânica não foi dos melhores em 2024: a RBR começou o campeonato voando, e Verstappen ficou no topo do pódio em quatro das primeiras cinco provas. A partir do GP de Miami, entretanto, as atualizações no carro fizeram com que a McLaren ganhasse desempenho e passasse a brigar pelo título de construtores; no fim, a escuderia saiu com o título, mas foi a Ferrari quem quase estragou a festa.
Apesar da conquista coletiva, Norris não foi capaz de alcançar Verstappen na disputa entre os pilotos e viu qualquer chance de título desabar após Max vencer no GP de São Paulo. Na ocasião, Lando foi o pole position, e o holandês largou no 17º lugar.
O britânico já declarou que a equipe começa o campeonato com a cabeça “mais erguida do que nunca” e fez questão de ressaltar que espera uma temporada com bons resultados desde o início. Ele deposita essa confiança no MCL39, carro lançado pela McLaren para 2025 e que, na opinião dele, tem condições de proporcionar excelentes resultados:
– Muito do que é a Fórmula 1 é ter um carro competitivo. Eu acho que nós dois provamos muito no último ano o que somos capazes de fazer, e quando temos um carro capaz de lutar por vitórias e campeonatos, podemos maximizar isso. Talvez tenhamos nos empolgado às vezes antes da pré-temporada no passado, então não vamos fazer isso, mas estamos silenciosamente confiantes de que podemos começar essa temporada da melhor forma, bem melhor do que fizemos nos últimos seis ou sete anos – concluiu.
O último campeão de pilotos pela escuderia foi Lewis Hamilton, em 2008. Desde então, a equipe viveu momentos turbulentos no meio da última década e chegou a ficar no nono lugar em 2015 e 2017. Aos poucos, o time papaia conseguiu se recuperar e finalmente voltou ao topo do grid em 2024, feito que não alcançava desde 1998.
A McLaren se antecipou às rivais e levou o MCL39 à pista pela primeira vez no dia 13 – o evento não havia sido divulgado anteriormente. A próxima tarefa da equipe será a participação nos testes de pré-temporada da Fórmula 1, entre os dias 26 e 28 de fevereiro no Bahrein.