ouça ao vivo
Pausar
A várzea tem se tornado uma importante fonte de renda para ex-jogadores de futebol profissional. Em São Paulo, a Super Copa Pioneer reúne vários nomes que fizeram sucesso em grandes clubes do país e do exterior e uma estrela da modalidade fut7.
Pretendido pelo Santos, o atacante Kelvin Oliveira, o K9, será reforço do Cidade Tiradentes no torneio. O jogador chegou a ser convidado por Neymar para atuar no Santos, mas optou por não tentar novamente a carreira no futebol profissional – ele marcou 19 gols na última edição da Kings World Cup Nations e foi eleito o melhor jogador do torneio.
– Fala, rapaziada. Depois de muita especulação, muitas conversas e expectativas, quero anunciar que meu destino será o Cidade Tiradentes! Estou muito feliz com essa decisão, pronto para dar meu melhor e continuar a vestir essa camisa com orgulho. Agradeço ao Santos FC pelo interesse e a todos que torceram por mim nesse período – disse o jogador, em publicação em uma rede social.
Com a participação de 80 times e R$ 250 mil em premiações, o maior campeonato de várzea do Brasil também tem atraído grande público aos jogos. Em 2023, por exemplo, a final do torneio reuniu 30 mil torcedores na final disputada no Allianz Parque, estádio do Palmeiras.
– Estes craques que jogaram no futebol brasileiro e mundial agregam muito na Super Copa Pioneer Netshoes. Não só pela qualidade técnica, mas também pelo fato de servirem de exemplo para os mais novos. Os garotos das quebradas sonham em ser como eles. Essa aproximação mostra que tudo é possível no mundo da bola.
– Estamos empolgados para mais uma edição. As comunidades estão cada vez mais envolvidas e animadas com a copa. As torcidas marcam presença e os jogadores dão a vida em campo. Com certeza teremos muita emoção – disse Sergio Pioneer, fundador do torneio.
As equipes estão divididas em 16 grupos, nas sedes do CDC Dorotéia e Arena Santa Amélia, na Zona Sul da capital. A primeira fase começa em 28 de março, com previsão de término no início de junho. Os dois melhores de cada uma das chaves avançam de fase.
A conquista da “Orelhuda”, em alusão ao troféu entregue ao campeão da Liga dos Campeões da Europa, tem agitado os clubes que buscam se reforçar com ex-jogadores conhecidos em busca de visibilidade não apenas dentro de campo, mas fora dele com olhares da comunidade para projetos sociais.
– Espero corresponder pela expectativa sobre mim, sobre o time. É um projeto bacana, umas coisas que eu gosto, de ser raiz, de ser isso aqui [favela ao redor]. Isso me seduz muito, porque é onde eu fui criado, nascido e criado, e depois a gente vai para um outro lado que muitas vezes esquece.
– A gente precisava olhar mais um pouco para a várzea, acho que tem muito fruto para colher, muito jogador bom, alguns que estão surgindo e na várzea você consegue achar talento bom – disse Cristian, reforço do Conta Forte.
O Conta Forte, que fará a sua estreia na competição, se reforçou com uma trinca de peso: André Santos, ex-lateral do Corinthians, Arsenal e Seleção; Cristian, que passou por Flamengo, Corinthians e futebol turco, além de Cleiton Xavier, ex-Palmeiras e Internacional. Lucas Surcin, filho de Marcelinho Carioca, também estará no elenco.
O ex-atacante Leandro Damião, por exemplo, atua no MEC Tiradentes na Copa do Busão, outro campeonato que tem ganhado muita popularidade na várzea. O clube negocia a manutenção dele para a disputa da Pioneer.
Veja abaixo os ex-jogadores conhecidos que estarão na edição da Super Copa Pioneer em 2025: