NOTÍCIA FM Ligou, virou Notícia!
Os pilotos foram à pista de Interlagos pela primeira vez neste fim de semana, e Lando Norris, da McLaren, fez o melhor tempo do único treino livre do GP de São Paulo. Nos segundos finais da sessão, o vice-líder do campeonato cravou a volta mais rápida com o tempo de 1m10s610.
George Russell, superado no fim por Norris, terminou em segundo lugar com sua Mercedes, com a marca de 1m10s791. A terceira posição ficou com o surpreendente Oliver Bearman, que substitui Kevin Magnussen na Haas nesta sexta-feira. Ele fechou o top 3 100% britânico ao marcar o tempo de 1m10s805.
A sessão teve alguns erros dos pilotos em destaque, especialmente na parte inicial. Hamilton, por exemplo, quase colidiu duas vezes durante o treino livre. No início, a maioria das equipes optou por mandar os bólidos à pista com pneus médios; porém, com metade do tempo transcorrido, Russell colocou compostos macios e fez a melhor volta. Nos minutos finais, os outros competidores repetiram a estratégia, e Norris conseguiu chegar ao primeiro lugar nos últimos segundos.
A classificação sprint, que define o grid de largada para a corrida curta do sábado, acontece ainda hoje, às 15h30.
Com exceção dos pilotos da RB, que adotaram pneus macios, todos foram à pista no início com compostos médios. Nos primeiros dez minutos, os carros da McLaren começaram liderando a sessão, mas foram superados por George Russell e, em seguida, por Sergio Pérez, que chegou a abrir 0s5 de Lando Norris.
O asfalto recapeado de Interlagos e o clima ensolarado contribuíram para alguns erros dos pilotos nesta sexta. Franco Colapinto e Oliver Bearman derraparam e quase deixaram a pista. Yuki Tsunoda foi outro a perder o controle do carro e quase levou a sua RB para a grama. Lewis Hamilton, por sua vez, passou perto de acertar a traseira de Carlos Sainz e de Lando Norris em diferentes momentos.
Na sequência do treino livre, RBR e Mercedes disputaram o primeiro lugar. Max Verstappen chegou à metade da sessão com o melhor tempo, seguido de perto por George Russell e Lewis Hamilton – a distância entre os três chegou a ser de menos de 0s1. Depois, Russell colocou pneus macios e cravou uma boa volta para assumir a liderança: 1m10s791, nove décimos abaixo do holandês.
Nos dez minutos finais, a maioria dos pilotos resolveu testar os pneus macios e começou a baixar seus tempos gradativamente. Oliver Bearman surpreendeu e ficou bem perto do até então líder Russell, com apenas 0s014 de diferença. No entanto, na última volta, Lando Norris mostrou um bom ritmo e ficou com a ponta do treino livre, com o tempo de 1m10s610.
Postulante ao título, Charles Leclerc foi o sexto colocado. Já Max Verstappen, líder do campeonato e que havia mostrado bom ritmo com pneus médios, chegou a dar indícios de que poderia terminar a sessão no top 3 ao iniciar volta rápida com os macios. No entanto, o holandês tirou o pé no último setor e foi para os boxes. O tricampeão terminou apenas no 15º lugar.