Conmebol libera para Libertadores estádio a mais de 4 mil metros de altitude

Placar 88

elalto
Estádio Municipal de Al Alto será utilizado pelo Always Ready, que está na fase prévia do torneio: “A Copa se joga em casa”, comemora o clube

A Conmebol liberou para a Copa Libertadores 2024 o estádio da cidade boliviana de El Alto, a mais de 4 mil metros de altitude. O local é usado pelo Always Ready, que vai estreá-lo na competição diante do Sporting Cristal, na segunda fase prévia da competição.

– Um dia muito histórico para toda a cidade de El Alto, a Conmebol enviou um e-mail aprovando o estádio Villa Ingenio – anunciou o presidente do clube, Andrés Costa, durante evento com a prefeita Eva Copa, no mesmo local.

Na última segunda-feira, dirigentes da Conmebol inspecionaram o estádio. O fato de o local ficar a mais de 4 mil metros de altitude não era um impeditivo para que a arena recebesse partidas internacionais.

Entre as melhorias exigidas, estão a troca da grama sintética por natural, um novo sistema de iluminação e obras estruturais no estacionamento, vestiários e arredores do estádio.

O estádio Municipal de El Alto tem capacidade para 25 mil espectadores e foi inaugurado em 2017 pelo então presidente Evo Morales. Em 2019, um árbitro morreu após sofrer parada cardíaca em um jogo no local.

O Always Ready, fundado em 1933 e que retornou à primeira divisão em 2019, após 28 anos. O clube disputou a Libertadores em 1968 e depois voltou ao torneio em 2021. Desde então, esteve em todas as edições, em 2022 e 2023, e sempre mandou seus jogos em La Paz.

Em 2024, o clube lançou a campanha “La Copa se joga EM CASA”, para que conseguisse a aprovação do seu estádio. O Always Ready fez melhorias na arena e deve inaugurá-lo na Libertadores no próximo dia 20, quando recebe o Sporting Cristal, pela segunda fase prévia do torneio.

Se avançar, o Always Ready enfrenta Puerto Cabello ou Defensor na disputa por uma vaga na fase de grupos da Libertadores.

O Villa Ingenio é o estádio em maior altitude da Bolívia, seguido pelos da cidade de Potosí (3,9 mil metros), Oruro (3,7 mil metros) e La Paz (3.650 metros).

Na América do Sul, o estádio na maior altitude é o peruano Daniel Alcides Carrión, em Cerro de Pasco, localizado a 4.378 metros acima do nível do mar.

Fotos: Divulgação/Always Ready
Fonte: GE
0%