ouça ao vivo
Pausar
Nova equipe da Fórmula 1 a partir de 2026, a Cadillac ainda não definiu qual dupla de pilotos vai ter na temporada de estreia na categoria. Entretanto, o diretor Mario Andretti, campeão da F1 em 1978, revelou que um dos nomes na mira da escuderia é o do mexicano Sergio Pérez, dispensado da RBR em 2024.
O americano voltou a afirmar que a Cadillac busca um piloto dos Estados Unidos e um de outra nacionalidade – este, com mais experiência. Ao ser questionado sobre um possível retorno de “Checo” Pérez à Fórmula 1, Andretti fez jogo duro no início, mas confirmou à “ESPN” que o automobilista de 35 anos está no radar:
– O segundo piloto vai ser, definitivamente, um piloto com experiência que possa estar disponível. E nós todos sabemos que a seleção nesse sentido é bem clara. Talvez tenhamos três pilotos para escolher. Três pilotos, de forma realista, para escolher. E eu não vou te falar quais são – disse Andretti, antes de ser questionado sobre Pérez e admitir:
– (Pérez) é uma opção. Pode ser uma opção, é claro. Tudo o que eu posso dizer é que Liam Lawson está fazendo o Checo parecer muito, muito bom. Sabe, o (Yuki) Tsunoda, acho que ele merecia mais a vaga do que o Liam. Mas quem sou eu (para falar)? – concluiu.
Na comparação, Andretti se refere ao péssimo desempenho que o jovem Liam Lawson teve em duas corridas com a RBR. Enquanto Max Verstappen fez 36 pontos e ocupa a vice-liderança do campeonato, o neozelandês sequer conseguiu passar do Q1 nas classificações e não pontuou na competição.
A discrepância em relação ao tetracampeão foi tanta que a equipe se mexeu rapidamente: enviou Lawson de volta para a RB e promoveu o japonês Yuki Tsunoda, com quatro temporadas completas de experiência na equipe caçula da RBR.
A afirmação de Andretti se dá pelo fato de que, apesar de ter sido demitido pelos maus resultados em 2024, Pérez ao menos conseguiu extrair um desempenho aceitável do carro da RBR na parte inicial do ano passado. Embora não tenha vencido nenhuma prova, o mexicano subiu ao pódio em quatro das cinco primeiras corridas. Contudo, nas últimas sete provas do campeonato, “Checo” somou apenas nove pontos.
Apesar de ter confirmado que Pérez está no radar, Mario Andretti evitou dar mais detalhes sobre as buscas por pilotos e disse que não quer criar expectativas:
– Gostaria de dizer, mas é algo que mantemos em segredo porque não queremos alimentar esperanças em áreas onde isso pode não acontecer. É muito importante mantermos isso entre nós até que uma decisão final seja tomada. Há muitos (pilotos) nos Estados Unidos, mas por causa das licenças e tudo mais, não temos muitas opções – afirmou.
A Cadillac prevê o anúncio de pilotos para a temporada de estreia na Fórmula 1 até o meio do ano. A entrada da equipe na categoria foi confirmada no início deste mês – antes, já havia sido divulgado um princípio de acordo, mas a F1 e a Federação Internacional de Automobilismo (FIA) deram o aval aos americanos no último dia 7.