ouça ao vivo
Pausar
Repetindo o desempenho de Lewis Hamilton na manhã passada, Charles Leclerc garantiu a melhor volta da última sessão matinal da pré-temporada 2025 da F1, nesta sexta-feira, no Circuito de Sakhir no Bahrein. O piloto de Mônaco anotou 1m30s811 nos pneus médios, com 0s077 de vantagem sobre o calouro Kimi Antonelli, da Mercedes. Gabriel Bortoleto foi o penúltimo, em nono, a 1s3 do líder.
Essa foi a primeira manhã de Bortoleto nos testes; o brasileiro da Sauber havia participado, até então, apenas das sessões vespertinas. Presente na pista desde os minutos iniciais, ele chegou a sofrer uma escapa do traçado, e testou os pneus médios na metade inicial do teste até recolher o carro aos boxes.
O calouro, até então com 22 voltas completadas, ficou o resto da terceira hora na garagem – chamando atenção o fato da equipe ter cercado a visão para a parte interna dos boxes. O jovem retornou apenas nos últimos 30 minutos, adicionando mais 13 voltas ao seu total percorrido na manhã em Sakhir.
A sessão vespertina, que encerra a pré-temporada da F1 2025, será a partir das 9h da manhã (no horário de Brasília).
A sessão marcou ainda o retorno de Max Verstappen ao RB21 após um dia inteiro ausente na quinta-feira, quando Liam Lawson assumiu o volante do carro da RBR. Testando uma nova asa dianteira, o tetracampeão teve um dia mais tranquilo que o companheiro, que sofreu com uma falha no motor Honda; quarto mais rápido, Max anotou 47 voltas e vai estar na pista também na parte da tarde.
Além de Bortoleto, quem também precisou passar um tempinho nos boxes foi Oliver Bearman. O jovem piloto da Haas acabou tendo parte da carenagem na cobertura do motor de seu carro descoberta.
O teste matinal chegou a ter uma bandeira vermelha, para a remoção de detritos da pista, na reta principal, na hora final da disputa – tratava-se de uma placa de vidro que se soltou da cabine onde é dada a largada e a chegada.
Vale ressaltar que a confiabilidade é um dos parâmetros mais importantes em testes de pré-temporada, e não necessariamente tempos de volta, valores que podem ser influenciados pelo fato dos carros estarem carregando equipamentos de verificação, a quantidade de combustível no veículo ou programas específicos de teste que não avaliam necessariamente o desempenho em voltas lançadas.