NOTÍCIA FM Ligou, virou Notícia!
Na disputa pela Bola de Ouro 2024, o volante Rodri, do Manchester City, venceu o brasileiro Vinicius Junior por apenas 41 pontos. A France Football divulgou nesta sexta-feira alguns detalhes sobre a premiação, que terá todas as informações esmiuçadas na edição da revista que irá às bancas neste sábado.
Essa diferença não foi a menor na história do Ballon D’Or, mas pode ser considerada muito pequena, segundo a France Football e o jornal L’Équipe, porque cada jogador ganhou 15 pontos a cada vez que foi votado como o melhor do mundo.
A France Football dedicada à 68ª edição da Bola de Ouro vai detalhar os votos dos 99 jurados para o futebol masculino (a Síria não participou) e dos 49 jurados para o futebol feminino. Cada jornalista escolheu o seu top 10. O primeiro de cada lista ganhou 15 pontos, e depois os valores foram 12, 10, 8, 7, 5, 4, 3, 2 e 1, respectivamente.
Nove jogadores foram mencionados pelo menos uma vez como o melhor do mundo, incluindo Rodri e Vini Jr. Os outros foram: Bellingham (cinco vezes), Carvanal (quatro), Toni Kroos (duas), Mbappé, Haaland, Lautaro Martínez e Lookman (uma vez cada).
Cinco jurados não colocaram Rodri, o vencedor da Bola de Ouro, entre os seus 10 preferidos. Vinicius Junior, por sua vez, foi ignorado por três jornalistas. Ninguém acertou o top 10, nem mesmo o top 5. Mas sete jornalistas “cravaram” os quatro melhores colocados ao final da votação.
O Brasil segue sem um vencedor na premiação depois de 17 anos. Vini Jr., no entanto, obteve a melhor posição de um jogador brasileiro desde que Kaká foi coroado, em 2007. Antes do atacante do Real Madrid, o melhor desempenho foi de Neymar, terceiro colocado em 2015 e 2017.