ouça ao vivo
Pausar
A Praça da Cidadania de Hortolândia, localizada no Jardim Nova América, completa um ano de funcionamento neste mês. A unidade foi a primeira a ser lançada no interior pelo Programa de Escolas de Qualificação Profissional do Fundo Social de São Paulo e ofereceu gratuitamente mais de 80 cursos de qualificação.
Praça da Cidadania de Hortolândia Comemora um Ano
Nesse período, mais de 1.500 pessoas passaram pelo espaço e 740 já foram qualificadas nos cursos disponíveis. Além da qualificação, o equipamento também ofereceu mais de 70 atividades livres de lazer e cultura para a comunidade, contando com quadra poliesportiva com arquibancadas, academia ao ar livre, playground, pista de caminhada e área de jogos.
Para a presidente do Fundo Social de São Paulo e primeira-dama Cristiane Freitas, é muito gratificante acompanhar centenas de qualificações ao longo desse período. “A Praça da Cidadania, é um programa que fortalece nossa comunidade e proporciona oportunidades para todos”, destacou.
A aluna Giovana Bueno, de 18 anos, está entre os formandos dos cursos oferecidos pela unidade. Ela concluiu o curso de Informática. Giovana afirma que a formação provocou uma mudança significativa em sua vida pessoal e profissional. “O curso foi fundamental para eu conseguir uma vaga na empresa onde estou trabalhando”, disse.
Para comemorar a data de um ano de operação, a unidade de Hortolândia realizou uma programação especial voltada à comunidade na sexta-feira (25).
Estrutura do espaço
Além das escolas de qualificação e das áreas de lazer, o local conta ainda com uma horta comunitária e um canteiro da Escola de Construção Civil. Para reduzir os impactos ambientais, a Praça da Cidadania dispõe de jardins de chuva para retenção e infiltração de águas pluviais, iluminação em LED e pisos semipermeáveis. O edifício também possui um sistema de captação e reaproveitamento da água da chuva.
O equipamento foi o sexto a entrar em operação no Estado. Atualmente, além da unidade de Hortolândia, estão em funcionamento unidades na capital paulista (duas), em Guarulhos, Itapevi, Osasco, Mauá e Mogi das Cruzes. São Paulo investiu 22 milhões em cinco Praças da Cidadania: Itapevi, Osasco (edifício escola), Hortolândia, Mauá e Mogi das Cruzes, inauguradas nesta gestão.
Fonte: Assessoria Comunicação Governo de São Paulo