ouça ao vivo
Pausar
Aproximadamente 115 crianças, estudantes da Emeief (Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental) Zenaide Ferreira de Lira Seorlin, no Remanso Campineiro, tiveram, nesta quarta-feira (09/04), uma aula diferente sobre meio ambiente e sustentabilidade, conduzida pelo “Capitão Natureza”, um simpático palhaço defensor das causas ambientais, em Hortolândia.
Ação Lúdica Leva Educação Ambiental em Hortolândia
O personagem, vivido pelo servidor Ricardo Zanoni, foi criado há mais de 30 anos. Com a ajuda dele, a equipe de educação ambiental da Prefeitura pode mais facilmente, de maneira suave e lúdica, despertar em crianças, jovens e adultos, uma maneira diferente de lidar com o meio ambiente.
“Esse personagem faz parte da minha vida já há uns 30 anos e eu trouxe para o então Núcleo de Educação Ambiental. Percebi que muda muito, muito, quando eu estou de cara limpa e quando eu estou com o personagem. É que a ludicidade consegue envolver os adultos, as crianças, os adolescentes. Ao longo da vida, a gente vai conseguindo ficar muito mais sensível e fazer uma viagem com eles, dentro da ludicidade, por conta do figurino. A fala é mais didática. O mesmo conteúdo que eu uso com o adolescente ou com o adulto, eu estou usando com essa faixa etária de três a cinco anos, porque eu acredito que eles têm uma facilidade de assimilação muito grande. O personagem consegue fazer uma viagem com as crianças, até os adolescentes, até os professores que ali estão.
Durante a ação lúdica, “Capitão Natureza” abordou temas importantes para a cidade, como o descarte correto de “lixo” (resíduo sólido), o uso racional de água e energia elétrica, a prevenção às queimadas e a guarda responsável de animais domésticos. A ideia é sensibilizar para conscientizar, a partir de situações práticas, do dia a dia, como, por exemplo, o tempo de duração do banho, o apagar das luzes ao sair da sala e onde descartar corretamente o papel de bala e o papel amassado.
Fonte: Assessoria Comunicação Prefeitura Hortolândia