Depois de mostrar as origens no Acre e o início da trajetória de Ramon Dino no fisiculturismo, o Esporte Espetacular exibiu neste domingo (9) os bastidores do histórico título do Mr. Olympia, no segundo e último episódio da série especial sobre o atleta. A produção mostra detalhes da preparação e apresenta imagens inéditas da competição em Las Vegas.
Após o desempenho abaixo do esperado em 2024, Ramon Dino mudou a liderança da sua comissão técnica no início de 2025. Ele rompeu a parceria com Filipe “Faixa Preta” e passou a ter o renomado Fabrício Pacholok como treinador. Além disso, trouxe outro profissional para ajudar em sua preparação: o coach de poses André Pajé.
A preparação
O episódio se inicia em São Caetano do Sul (SP), a nove semanas antes do Mr. Olympia 2025, já na fase de pré-contest. É um momento do fisiculturismo em que os atletas começam a “lapidar” o corpo e, por isso, reduzem consideravelmente a ingestão alimentar a cada semana até chegar na competição.
– É a hora que ele vai começar a baixar peso. A cada semana, a restrição calórica dele vai baixando um pouco. É o momento que o atleta tem menos energia. E eu tenho que tirar dele o máximo dos treinos: tentar manter as cargas e o número de repetições, para ele conseguir secar e manter o máximo possível da massa muscular dele – destacou Pacholok.
A dificuldade foi compartilhada pela esposa de Dino, Vitória Viana. Ela contou que esse é um dos momentos mais complicados da preparação porque o humor do atleta é alterado, com um modo mais silencioso e focado. A rotina até competir é marcada por um ciclo que se resume a treino, descanso, alimentação e exercício aeróbico.
Depois desse período sofrido em São Caetano, Dino viajou para os Estados Unidos cerca de um mês antes do Mr. Olympia, que aconteceu em outubro deste ano. Ele teve um período de avaliação com árbitros internacionais, que passaram feedbacks sobre seu último desempenho, e depois ficou imerso em um período de treinos em Tampa, na Flórida.
– Cada preparação é um físico diferente que você mostra no palco. Vamos supor que você iniciou agora. Você mostrou todos esses exercícios. Esse exercício eu fiz, mas os jurados falaram que precisa melhorar peito ou perna. Aí conforme a gente, vai nos outros campeonatos, vamos trazendo melhorias onde faltava – disse Dino.
O atleta, sua equipe e a esposa desembarcaram em Las Vegas, cidade que recebe o Mr. Olympia, uma semana antes do evento. Considerado o torneio mais importante do fisiculturismo, o Olympia ganhou fama mundial graças a Arnold Schwarzenegger, heptacampeão entre as décadas de 1970 e 1980.