Disputado no fim da temporada, o GP de São Paulo de Fórmula 1 quase sempre acontece recheado de expectativa para o desenrolar da briga pelo título. Desta vez não será diferente: com quatro nomes ainda com chances de faturar o campeonato de 2025, a prova em Interlagos pode deixar um dos pilotos da McLaren em grande vantagem ou fazer com que Max Verstappen embole ainda mais a disputa.
A corrida ganha ainda mais importância por se tratar de um fim de semana com a sprint – prova reduzida que acontece aos sábados, mas que também atribui pontos: o primeiro colocado recebe oito; o segundo, sete, e a sequência vai até o oitavo lugar, com um ponto.
Portanto, o GP de São Paulo vai ter 33 pontos em disputa durante o fim de semana, em vez dos habituais 25.
Lando Norris, Oscar Piastri (ambos da McLaren), Max Verstappen (RBR) e George Russell (Mercedes) são os pilotos ainda em condições de conquistar o campeonato. O líder da F1 em 2025 é Norris, que assumiu o posto após vencer de ponta a ponta o GP do México.
O britânico tem 357 pontos e está apenas um à frente de Piastri, que liderou boa parte do campeonato e soma 356. Depois de uma incrível recuperação após a pausa de meio de temporada, Max Verstappen se recolocou na briga e tem 321, 36 atrás de Norris. Russell, por sua vez, está com 258 e tem uma missão praticamente impossível.
A etapa em solo brasileiro é a 21ª de 24 da temporada, e as pontuações atuais fazem com que a definição do título em São Paulo seja impossível. Ainda assim, um bom resultado nas duas corridas pode ser importantíssimo para o desenrolar do ano. Depois deste GP, ainda vão estar em disputa 83 pontos, referentes a três GPs em Las Vegas, Catar e Abu Dhabi e à corrida sprint em terras cataris.
Fonte: ge globo