Começa oficialmente nesta terça-feira (28) a semana de audiências sobre o caso do título mundial de Fórmula 1 da temporada de 2008, com Felipe Massa tentando na corte britânica o reconhecimento do título daquele ano. O piloto brasileiro já está presente na Royal Courts of Justice, em Londres, para acompanhar os acontecimentos junto ao seu corpo de advogados.
Sir Robert Jay será o juiz designado para ouvir as duas partes nesta semana. Hoje ele lerá os autos e amanhã iniciará a audição dos réus do caso: Federação Internacional de Automobilismo (FIA), a Formula One Management (FOM) e Bernie Ecclestone, que estarão com seus advogados tentando convencer o magistrado a não seguir com o processo. Depois, será a vez de quem acusa, no caso, os advogados do piloto brasileiro, para fazer com que o processo siga seu rito ‘normal’.
Segundo apurado pelo Motorsport.com, esta fase é de suma importância. Em caso de sucesso dos réus, o processo movido por Massa pode acabar, dependendo do entendimento do juiz, que pode tomar essa medida já na sexta-feira ou daqui algumas semanas.
Caso a decisão seja ‘pró-Massa’, o processo seguirá, com os advogados do brasileiro podendo requerer mais provas, como conversas de e-mail ou mensagens de texto, por exemplo.
Vale lembrar que nesta semana não haverá embate entre as partes, com os chamados ‘hearings’, realizados de maneira separada, mas com o ‘rival’ na mesma sala, apenas ouvindo o que for dito e sem o direito de interferir.
Mais de dois anos após o primeiro passo dado por Massa tem uma explicação: durante todo esse período, os três réus tentaram fazer com que a corte inglesa rejeitasse o processo, sem qualquer julgamento do mérito, alegando que o caso prescreveu ou que não caberia à justiça comum julgar este tipo de assunto.
Fonte: motorsport