As chuvas no Sul de Minas seguem elevando a qualidade da água do Rio Piracicaba no ponto onde é feita a captação de água bruta para abastecer o município de Americana. Desta maneira, as condições de tratamento da água na cidade também continuam melhorando.

Condição do Tratamento Segue Melhorando em Americana
De acordo com o DAE (Departamento de Água e Esgoto), às 7h desta terça-feira (14), os reservatórios do município contabilizavam 24 milhões de litros de água. O volume segue abaixo do ideal (36 milhões de litros), mas já provoca um alívio para o sistema de abastecimento após semanas de situação crítica.
Ainda assim, de acordo com a autarquia, a intermitência pode atingir diversas regiões da cidade. Por isso, o uso racional da água é fundamental neste momento, para que haja normalização do serviço ao longo dos próximos dias.
O DAE informa que, na manhã desta terça, todos os reservatórios da cidade tinham volume de água razoável, mas ainda não estavam cheios como em períodos normais. O cenário, no entanto, é bem melhor que o de duas semanas atrás, quando o município amanhecia com a reserva de água na casa dos 12 milhões de litros, e com reservatórios sem água. As interrupções no fornecimento de energia elétrica ao longo da madrugada também acabaram prejudicando o funcionamento da ETA por alguns minutos, mas sem danos a equipamentos.
Essa melhora, segundo a autarquia, se deu com o início das chuvas no Sul de Minas, no final da semana passada e ao longo do fim de semana. A água do Rio Piracicaba em Americana apresentou evolução na qualidade e esse avanço tem contribuído para melhores condições no processo de tratamento realizado pela autarquia, diminuindo o uso de água tratada para lavar filtros e aumentando a oferta de água aos munícipes.
Ainda assim, para que essa evolução se mantenha, o uso consciente da água é fundamental para que o sistema de abastecimento volte à normalidade o mais rápido possível.
DECRETO
A Prefeitura de Americana decretou, no dia 30 de setembro, estado de emergência hídrica, medida que permite a adoção de ações emergenciais como reforço no combate a vazamentos, contratação de caminhões-pipa para atendimento em áreas específicas e intensificação das campanhas de conscientização sobre o uso racional da água.
O DAE destaca que a estiagem prolongada, nos meses de agosto e setembro, com chuvas 90% abaixo do esperado, e a baixa qualidade da água captada do Rio Piracicaba prejudicaram o tratamento de água nas últimas semanas, reduzindo significativamente a oferta de água para abastecimento.
A autarquia pede a colaboração da população para que adote práticas de economia e conservação da água, utilizando o recurso de maneira consciente até que a situação se normalize.
Fonte: Assessoria Comunicação Prefeitura Americana