A FAM – Faculdade de Americana – entregou, nesta quarta-feira (1), duas bolsas de estudos integrais a estudantes do 3º ano do ensino médio da rede pública de Americana. As contempladas foram Ana Paula da Silva de Oliveira, da Escola Estadual João XXIII, e Josymar Alexandra Uyoa Sanchez, da Escola Estadual Dr. Heitor Penteado. As alunas foram as vencedoras do 24º Salão Internacional do Humor de Americana, que neste ano teve como tema “Pra lapidar as asperezas”.
FAM Entrega Bolsas Integrais em Americana
A premiação foi marcada por cerimônias simbólicas realizadas nas duas escolas. A FAM foi representada pelo diretor-geral da instituição, Gustavo Azzolini, que destacou a relevância do trabalho desenvolvido pelos jovens. Segundo ele, o salão cumpriu seu papel ao propor reflexões sobre como aliviar os pesos da vida por meio do riso e da arte.
“Ficamos extremamente orgulhosos ao ver talentos tão jovens abordando temas importantes com criatividade e senso crítico. Valorizamos os artistas locais e os estudantes participantes. Essa bolsa de estudos também é uma forma de homenagear o professor Geraldo Bazzanela (organizador) pelo trabalho desenvolvido, ao longo de tantos anos, em prol da educação e da cultura”, afirmou Azzolini.
A conquista emocionou as alunas. Josymar Alexandra contou que não esperava o prêmio. “Eu não imaginava que, além do concurso, teria também a chance de ganhar uma bolsa de estudos. Fiquei muito surpresa e feliz. Essa oportunidade representa muito para mim e para a minha família. Vou me dedicar ainda mais, porque sei que a educação é o caminho para conquistar os meus sonhos”, disse.
Para a diretoria regional de ensino, a premiação reforça o impacto positivo da iniciativa. “Esse momento mostra como o Salão do Humor pode ir muito além da arte. Ele revela talentos, desperta reflexões e agora também abre portas reais, como essas bolsas integrais. Ver nossas alunas chegando até aqui nos enche de orgulho e esperança para o futuro da educação”, destacou Joseana Caltarossa.
As novas bolsistas iniciarão seus cursos na FAM em 2026. Ao investir em talentos da comunidade, a instituição reafirma seu compromisso social com Americana e região, acreditando no poder transformador da educação e da cultura.
Fonte: Assessoria Comunicação FAM