A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou, nesta quarta-feira, o calendário do futebol brasileiro 2026, na sede da entidade, no Rio de Janeiro. Entre as novidades, está uma mudança que impacta as Copas do Nordeste, Verde e a recém-criada Sul-Sudeste: os times classificados para competições internacionais não vão disputar torneios regionais.
Campeão da Copa do Nordeste nesta temporada, o Bahia pode ficar fora da competição regional do próximo ano. Sexto colocado no atual Brasileirão, o Tricolor deve ao menos garantir vaga na Sul-Americana 2026, o que seria suficiente para não disputar a próxima edição do Nordestão.
O Bahia está na sexta posição do Campeonato Brasileiro e, neste momento, garante classificação para a fase prévia da Libertadores. Se a Série A acabar desta forma, o Tricolor não vai defender o título da Copa do Nordeste em 2026.
Em 2025, além do Bahia, o Fortaleza disputou a Libertadores, e o Vitória jogou a Copa Sul-Americana. Em um novo cenário como este, as três equipes não poderiam disputar a Copa do Nordeste.
A CBF também vai divulgar novos formatos das competições. A Copa Verde vai ser reformulada e virar uma Supercopa de dois torneios diferentes: Copa Norte e Copa Centro-Oeste. Ao todo, 24 clubes vão participar da competição que vai ter 10 datas.
A Copa do Nordeste vai passar a contar com 20 clubes participantes (atualmente são 16), com 10 datas disponíveis.
Outra novidade vai ser a criação da Copa Sul-Sudeste, com 12 clubes e 10 datas. Os regionais serão disputados entre 25 de março e 7 de junho de 2026, depois do fim dos estaduais.
Como ficam os regionais:
- Copa Verde (Copa Norte x Copa Centro-Oeste): 24 clubes e 10 datas;
- Copa do Nordeste: 20 clubes e 10 datas;
- Copa Sul-Sudeste: 12 clubes e 10 datas.
A ideia com as mudanças é desafogar o calendário dos times, alvo de críticas ao longo dos últimos anos. O Bahia, por exemplo, é o clube com mais jogos disputados até aqui nesta temporada, com 66.
A ausência dos clubes participantes das competições da Conmebol também vai abrir a possibilidade para os regionais terem todo o seu calendário definido. Em 2025, por conta da Libertadores, o Bahia teve jogos adiados na primeira fase, e a competição só foi finalizada no início de setembro (em 2024, acabou em junho).
Mas as mudanças não param por aí e afetam o calendário brasileiro por inteiro. As mais importantes tratam do início do Campeonato Brasileiro, marcado para o fim de janeiro, e a final da Copa do Brasil, que passa a ter jogo único.
Principais novidades do calendário 2026:
- Brasileirão vai começar dia 28 de janeiro;
- Copa do Brasil com 126 clubes (128 em 2027), duas fases a mais e final em jogo único;
- Série C com 24 clubes em 2027 e 28 em 2028;
- Série D com 96 clubes a partir de 2026;
- Criação da Copa Sul-Sudeste;
- Copa Verde vira uma Supercopa de dois torneios diferentes: Copa Norte e Copa Centro-Oeste;
- Estaduais de janeiro a março. Regionais de março a junho;
- Times da Libertadores e Sul-Americana não jogam regionais.