ouça ao vivo
Pausar
Sorry, no results.
Please try another keyword
Aos 17 anos, João Fonseca estreou no Rio Open com uma atuação de alto nível. Apoiado pela torcida que compareceu à Quadra Guga Kuerten nesta quarta, o tenista carioca venceu o francês Arthur Fils, 36º do mundo. O placar foi de 2 sets a 0, com pneu na primeira parcial e 6/4 na segunda. Dessa forma, Fonseca, número 655 do ranking, conquistou seu primeiro triunfo em competições de nível ATP.
– Hoje é um dia muito especial para mim. Primeira vitória em um torneio tão grande da ATP e em casa. Então, estou muito feliz – disse João, emocionado, após a partida.
Logo no game inicial, Fonseca quebrou o saque de Fils, que também é jovem – tem 19 anos. Ao longo do primeiro set, o brasileiro controlou as ações, conquistou belos pontos e não correu riscos. Ainda conseguiu mais duas quebras, animando as arquibancadas do Jockey Club. Para encerrar a parcial e garantir o pneu, João encontrou um lindo ataque curto, que deixou o francês sem reação no fundo da quadra.
O segundo set começou mais equilibrado, com Fils jogando melhor e confirmando saques pela primeira vez na partida. Fonseca, no entanto, se mantinha em alto nível, e a quebra chegou no sétimo game. O francês se irritou e quebrou uma raquete.
O bom desempenho de Fonseca e a impaciência de Fils marcaram o fim da partida. Sob muita chuva, o brasileiro fechou a segunda parcial em 6 games a 4.
Depois de eliminar Fils, cabeça de chave número 7 do Rio Open, Fonseca já sabe quem será o próximo adversário. Nas oitavas de final, o brasileiro enfrentará o chileno Cristian Garín, campeão do torneio em 2020.
É a segunda participação de João no torneio carioca. No ano passado, quando ainda se dividia entre competições profissionais e juvenis, o carioca acabou eliminado na primeira partida.
– Eu era muito imaturo ainda. Melhorei nisso. Entrei em quadra hoje mais focado. Isso é consequência de todo o trabalho dos últimos meses – afirmou.
E a edição de 2024 já traz um feito inédito para o Brasil no Rio Open. Pela primeira vez, o país tem quatro representantes nas oitavas de simples. Além de Fonseca, Thiago Wild, Felipe Meligeni e Thiago Monteiro passaram da primeira rodada.