Operado após sentir dores abdominais, o atacante Yuri Alberto é o terceiro caso de hérnia inguinal diagnosticada em jogadores do Corinthians em pouco mais de três meses. O jogador deve voltar a jogar em três meses (novembro), de acordo com especialista.
O zagueiro Gustavo Henrique, no início de maio, e o lateral-esquerdo Hugo, em meados de julho, tiveram o mesmo problema.
Internamente, o Corinthians trata a situação como coincidência e infelicidade — Yuri passou dois meses fora devido a uma fratura de uma vértebra na lombar e será novamente desfalque, em um momento de outras baixas no setor ofensivo, como a de Memphis Depay.
O clube defende que não há relação entre os três casos e que atletas normalmente têm o que se chama de “hérnia de atleta”, com dores na virilha. Há jogadores que convivem com a condição durante toda a carreira; outros, em algum momento, podem precisar operar, quando ocorre uma protuberância sobre a parede abdominal.
O ge conversou com o doutor André Augusto Pinto, cirurgião do aparelho digestivo da Clínica Gastro ABC. O especialista explicou o caso de Yuri Alberto e alertou que o prazo mínimo de recuperação é de oito semanas.
— Para os atletas, o repouso é por, pelo menos, oito semanas. Com oito semanas, eles iniciam uma atividade física leve, reforço da musculatura em academia ainda sem muito impacto. Aos poucos, vão intensificando às atividades. O retorno aos gramados, como é o caso do Yuri Alberto, do Corinthians, deve ser com três meses — explicou o especialista.
— Hérnia inguinal é uma fraqueza na região inguinal, ou seja, na região da virilha, tanto do lado direito como do lado esquerdo. Esse orifício na musculatura faz com que o conteúdo abdominal, as alças intestinais e outros tecidos, saiam causando dor na região da virilha. Pode acontecer com mulheres também, mas é mais comum em homens. Pode acontecer na fase adulta ou em crianças, geralmente quando são obesos ou quando fazem muita atividade física — afirmou o doutor André Augusto Pinto.
Vale ressaltar que o departamento médico do clube não informou publicamente um prazo estimado para o retorno.
Yuri sentiu dores mais intensas nessa terça-feira, no dia em que os titulares fizeram trabalho regenerativo depois da partida contra o Juventude, pelo Campeonato Brasileiro, na última segunda.
Após exames de imagem, o médico gastroenterologista Walter Ayres decidiu operá-lo. A cirurgia ocorreu na madrugada desta quarta-feira. O jogador deve ter alta nesta quinta-feira.
Gustavo Henrique passou por cirurgia de hérnia inguinal no início de maio e começou a transição física no início de junho. Depois das férias de meio de ano, o zagueiro antecipou o retorno às atividades no fim de junho. Ele pôde jogar na retomada do Brasileirão depois da pausa da Copa do Mundo de Clubes, em 13 de julho.
Outro atleta corintiano diagnosticado com hérnia inguinal, Hugo fez a cirurgia em 18 de julho. Quase um mês depois, o lateral ainda não voltou a treinar.