NOTÍCIA FM Ligou, virou Notícia!
Depois de um primeiro alerta enviado pelos Estados Unidos, investigações da Polícia Federal evitaram um atentado iminente no Brasil. O grupo terrorista libanês Hezbollah recrutou brasileiros para ataques contra a comunidade judaica no Distrito Federal.
Os vídeos, exibidos no Fantástico, foram gravados em 2023, em Taguatinga, Brasília. É possível ver que um carro passa em frente a uma sinagoga e retorna, para um instante no mesmo lugar e vai embora.
Já em outro vídeo, o rádio está ligado e há um bebê no carro. Um veículo então passa em frente a outra sinagoga, em Águas Claras, também no Distrito Federal. No último vídeo, um carro passa pelo cemitério israelita de Brasília.
As sinagogas e o cemitério fazem parte de uma lista encontrada com um dos acusados de terrorismo preso pela polícia federal no fim de 2023.
A lista tem oito locais representativos da comunidade judaica em Brasília e em Goiás, além de um levantamento sobre um rabino.
A Polícia Federal afirma que as investigações evitaram um atentado terrorista que poderia ser cometido no Brasil.
Os vídeos estavam guardados online, e o e-mail de acesso à conta é de Lucas Passos Lima, preso pela polícia federal em novembro de 2023, quando voltou da segunda viagem que fez ao Líbano.
Ele é um dos brasileiros que, segundo as investigações, foi recrutado pelo grupo libanês Hezbollah. Apoiado pelo Irã, o grupo é considerado terrorista por países como Estados Unidos, França e Alemanha. O contato de Lucas é um sírio naturalizado brasileiro.
Quem também está sendo investigado é Mohamad Khir Abdulmajid, procurado pela Interpol por ser o principal alvo da operação que apura o recrutamento de brasileiros pelo grupo extremista Hezbollah.
Lucas e Mohamad são réus pelos crimes de terrorismo e organização criminosa, mas a investigação continua. Uma parte do inquérito foi desmembrada para que a PF siga investigando outros brasileiros que também foram procurados pelo Hezbollah.
Fonte: G1