Prefeitura promove nova visita de gestantes à maternidade do Hospital Santa Bárbara

Jornal da Notícia

EEOTnIIX4AAE6px

A Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste, por meio da Secretaria de Saúde, promoveu nesta quinta-feira (7) mais uma visita de gestantes à maternidade do Hospital Santa Bárbara. Participaram do encontro oito gestantes e cinco acompanhantes. O objetivo das visitas é apresentar a estrutura do local e equipe para as futuras mães, visando prepará-las para o parto de forma mais acolhedora e humanizada.

Visita Maternidade em Santa Bárbara

Sob coordenação do especialista em Saúde Coletiva, José Luis Andia, e com apoio de uma equipe multiprofissional, durante os encontros são abordadas questões voltadas a transmitir maior segurança e informações sobre a gestação, o parto e os primeiros cuidados com os recém-nascidos, a importância da amamentação, seus benefícios no desenvolvimento da criança, em seu sistema respiratório, desenvolvimento correto da face e do sistema mastigatório, entre outros pontos.

Para participar das visitas, as gestantes devem se cadastrar nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde), de onde são encaminhadas e acolhidas pelo NAC (Núcleo de Ações Coletivas). Após o agendamento da visita, a equipe do setor entra em contato com a gestante confirmando a participação. As visitas ocorrem quinzenalmente sempre às quintas-feiras.

Ações integradas

As ações voltadas às gestantes e recém-nascidos no Município são realizadas de forma integrada, entre diversos setores da Saúde, como a Atenção Básica, Vigilância em Saúde, Centro de Referência em Saúde da Mulher, Núcleo de Ações Coletivas (NAC), Educação Permanente em Saúde e AMDIC (Ambulatório Municipal de Doenças Infecto Contagiosas) entre outros, além da parceria com o Hospital Santa Bárbara.

No Município esse trabalho tem início desde os grupos de planejamento familiar e consultas de pré-natal, com acompanhamento nos grupos de gestantes e puericultura realizados nas unidades, consultas e visitas a maternidade, e prossegue após o nascimento, por meio de exames, aplicação de todas as vacinas do calendário vacinal, orientações nutricionais e sobre aleitamento materno, entre outras ações.

Fonte: Assessoria Comunicação Prefeitura Santa Bárbara

0%