Prefeitura de Santa Bárbara amplia capacidade de atendimentos nos PS do município

Jornal da Notícia

pronto-socorro-municipal-dr.-edison-mano-em-santa-babara

A Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste amplia a partir desta terça-feira (11) a capacidade de atendimento nos dois prontos-socorros do Município, o “Dr. Édison Mano”, na área central, e o “Dr. Afonso Ramos”, na Zona Leste.

Aumento Atendimento PS em Santa Bárbara

Um anexo em cada PS será implantado assegurando o reforço dos atendimentos por meio de processos de acolhimento e triagem ainda mais qualificados.

O anexo ao PS “Dr. Édison Mano” funcionará entre as ruas Alice Aranha de Oliveira e João Lino (esquina do Hospital Santa Bárbara).

O anexo ao PS “Dr. Afonso Ramos” estará situado à Rua do Trigo, 1.005, no Jardim Pérola (antiga Clínica de Fisioterapia Municipal).

Os anexos atenderão o público adulto, funcionando das 7 às 19 horas – horário de pico e de maior procura. Os atendimentos pediátricos seguem sendo realizados nos dois PSs, nos espaços de pediatria já implantados.

Os dois anexos são abertos neste momento após grande esforço da Administração Municipal, seguindo um amplo planejamento e dando sequência às ações previamente programadas.

Trata-se de uma ação que se antecipa ao momento de maior queda nas temperaturas, quando há o aumento da procura de pacientes com sintomas e queixas de doenças respiratórias.

Isso se soma também à maior epidemia de dengue da história no País.

Assim, os anexos possibilitarão maior e melhor vazão aos atendimentos, proporcionando ainda o acolhimento dos pacientes com síndromes gripais e dengue.

Em termos de comparação, no primeiro semestre de 2022 – durante o pior momento vivido na pandemia da Covid-19 em termos de números de casos – o número de atendimentos nos PSs era de 900 pessoas por dia. E hoje o atendimento é de 1.300 a 1.500 pessoas por dia, ocasionando a sobrecarga no sistema.

Além da implantação dos anexos, a Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste reforçou o número de médicos que atendem nos prontos-socorros do Município.

Vale ressaltar ainda que 55 novos profissionais de Saúde foram convocados para atuação nos prontos-socorros. Os enfermeiros e técnicos de enfermagem se juntam aos médicos e demais profissionais que atuam nos PSs para a ampliação dos serviços ofertados.

Fonte: Assessoria Comunicação Prefeitura Santa Bárbara

0%