Prefeitura de Hortolândia tem programa para ajudar pessoas que querem parar de fumar em 2024

Jornal da Notícia

cigarettes-83571_1280

A cada novo ano que começa, as pessoas têm o hábito de fazer a famosa lista de resoluções. Trata-se de um ato cujo significado é a mudança na forma de ser diante do início de um novo ciclo. Para os fumantes, a principal resolução é parar o consumo de tabaco. Para ajudar quem está disposto a largar o cigarro neste ano que começa, a Prefeitura de Hortolândia oferece o Programa de Tabagismo.

Programa da Prefeitura Hortolândia Anti Tabagismo

O programa foi criado pela Secretaria de Saúde, em 2005. Em virtude da pandemia do Coronavírus, o programa foi suspenso. Em 2020, o programa começou a realizar grupos on-line com os pacientes. A novidade deu resultado tão positivo a ponto de o programa continuar com os encontros virtuais.

De acordo com a coordenadora do programa, a médica Regina Happ, o programa tem atualmente 27 grupos, com média de 15 participantes em cada um. As reuniões acontecem nos horários matutino, vespertino e noturno, com duração de uma hora, por meio da plataforma Google Meet. A médica destaca que os horários noturnos são muito procurados por pessoas que trabalham durante o dia. Nas reuniões, os participantes conversam e trocam experiências entre si. Os participantes mais antigos dão apoio aos mais novos para conseguirem alcançar a meta de parar de fumar. Quem quiser participar do programa, basta procurar a UBS (Unidade Básica de Saúde) de referência ou mais próxima de onde mora.

“Estou há algum tempo tentando parar de fumar e participar deste programa seria importante. Espero que, em breve, eu consiga parar. Saber que existem pessoas dispostas a nos ajudar contribui para o incentivo que necessitamos”, comenta a aposentada Elisabete Beltramelli, 73 anos.

A médica Regina Happ salienta que o programa trabalha com diferentes aspectos da saúde. “Ao participar do programa, as pessoas ganham saúde em seis dimensões: física, profissional, intelectual, social, emocional e espiritual. O programa trabalha o indivíduo de maneira holística. Parar de fumar vai muito além do tabaco em si”, explica a médica.

O programa ajuda cada paciente a se questionar sobre os motivos que o fizeram fumar. A partir daí, o programa mostra os benefícios que se ganha quando se para com o consumo de cigarro. “Com o vício, nós perdemos a capacidade de criar e olhar o simples ao nosso redor. Nós nos escondemos atrás da cortina de fumaça. Quando a pessoa para de fumar, ela tem mais tempo para si mesma e para o outro. Tem mais tempo para fazer atividades que gosta”, salienta Regina Happ.

“Quero participar dos encontros virtuais e saber a experiência de cada um para que juntos possamos conseguir, enfim, parar de fumar. A troca de informações é extremamente salutar para que o objetivo seja alcançado rapidamente”, analisa o publicitário Felipe Camargo, 31 anos.

Em 2023, o programa promoveu um encontro com os participantes. Foi um momento especial em que todos puderam se conhecer pessoalmente. O encontro também marcou o Dia Nacional de Combate ao Fumo.

Fonte: Assessoria Comunicação Prefeitura Hortolândia

0%