Prefeito Chico Sardelli sanciona lei do Plano Diretor de Turismo de Americana

Jornal da Notícia

Basílica Santo Antônio de Pádua. (2)

O prefeito Chico Sardelli sancionou nesta quarta-feira (24) a Lei nº 6.866, de autoria do Executivo, referente ao Plano Diretor de Turismo de Americana, aprovado pela Câmara Municipal em duas votações. A sanção foi publicada nesta data, no Diário Oficial do Município.

Plano Diretor de Turismo Sancionado em Americana

O texto atende às novas exigências do Grupo Técnico de Análise dos Municípios Turísticos (GAMT), do Governo do Estado de São Paulo, sendo o Plano Diretor de Turismo uma peça fundamental para Americana participar do ranqueamento e se tornar Município de Interesse Turístico (MIT), segundo o programa da Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo.

“O Plano Diretor de Turismo será protocolado na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo e passará por análise nos próximos trinta dias. Estamos novamente pleiteando o título de Município de Interesse Turístico (MIT), visando obter recursos estaduais para aprimorar a infraestrutura, os serviços e a capacitação dos profissionais do setor”, diz a secretária de Cultura e Turismo, Marcia Gonzaga Faria.

Antes de seguir para apreciação na Câmara Municipal, o conteúdo tinha sido validado pelo Comtur (Conselho Municipal de Turismo) e sociedade civil em audiência pública realizada no CCL (Centro de Cultura e Lazer).

O Plano Diretor apresenta índices e dados geográficos do município, bem como sua localização regional e acessos, aspectos históricos e culturais, legislação de apoio ao turismo e a participação de Americana no desenvolvimento regional.

Entre os pontos turísticos de Americana estão a Basílica Santo Antônio de Pádua, a Estação Cultura de Americana, o Jardim Botânico Municipal “Prefeito Carrol Meneghel”, o Mercado Municipal, as Orlas das praias Azul e dos Namorados, o Teatro Municipal “Lulu Benencase” e o Parque Ecológico “Eng. Cid Almeida Franco”.

Fonte: Assessoria Comunicação Prefeitura Americana

0%