Maio Laranja em Americana terá ações de combate à violência sexual contra crianças e adolescentes

Jornal da Notícia

maio um

A Prefeitura de Americana vai promover uma série de ações em alusão ao Dia Nacional do Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Infantil, lembrado em 18 de maio. A campanha “Faça Bonito – Proteja nossas Crianças e Adolescentes” terá em sua programação diversas atividades de conscientização, em referência ao Maio Laranja. O trabalho será realizado por meio da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH), Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Conselho Tutelar e parceiros.

Eventos do Maio Laranja da Prefeitura de Americana

Na quinta-feira (2), das 8h30 às 11h e das 14h às 15h30, será promovida uma roda de conversa com o tema “Autoproteção”, por meio do CRAS (Centro de Referência da Assistência Social) da Praia Azul e do SCFV (Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos) da APAM (Associação de Promoção e Assistência de Americana), na sede da entidade. A atividade será voltada para crianças, adolescentes, idosos, mulheres e participantes do Programa Americana pela Primeira Infância (PAPI).

No CRAS Vila Mathiensen, ao longo do mês será exposto um mural informativo e haverá distribuição de folhetos de conscientização. As ações têm o apoio da FAM (Faculdade de Americana) e do Programa Trabalho Legal.

A secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Juliani Hellen Munhoz Fernandes, destaca a importância das ações para a mobilização da sociedade. “Neste mês de maio as ações de conscientização serão intensificadas. Contamos com a participação de toda a sociedade para ampliarmos as informações e protegermos nossas crianças e adolescentes contra todas as formas de violência, seja a violência física, psicológica, sexual e o trabalho infantil e todos os direitos sejam assegurados para que possamos garantir o pleno desenvolvimento e o futuro das crianças e dos adolescentes”, diz Juliani.

A programação do Maio Laranja pode ser acessada na página inicial do site da Prefeitura (www.americana.sp.gov.br).

18 de maio

O dia 18 de maio foi escolhido para simbolizar a mobilização contra a violência sexual porque nesta data, em 1973, em Vitória (ES), a menina Araceli Crespo, de 8 anos, foi sequestrada na saída da escola. Durante dois dias, foi espancada, drogada e estuprada, antes de ser assassinada. Em 1991, os três réus, jovens de classe média alta da cidade, acusados de matar a menina, foram absolvidos. O crime, apesar da natureza hedionda, permanece impune até hoje.

Com a aprovação da Lei Federal 9.970/2000, tornou-se oficial em todo o território brasileiro o Dia Nacional do Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Infantil. A campanha “Faça Bonito – Proteja Nossas Crianças e Adolescentes” nasceu alusiva à data e completa 24 anos de existência.

O símbolo da campanha é uma flor de cor laranja, como forma de recordação dos desenhos feitos na infância e lembrança da delicadeza e da necessidade de cuidado e proteção.

Fonte: Assessoria Comunicação Prefeitura Americana

0%