Lula abre nesta semana giro de viagens pelo país no Nordeste

Jornal da Notícia

lula-live

Depois de focar o primeiro ano de mandato em viagens internacionais, o presidente Lula inicia o segundo ano com um giro por todos os estados do país. Os encontros com líderes estrangeiros fora do Brasil vão dão lugar a viagens para inaugurar obras e divulgar ações do governo federal. O início da maratona se dará nesta semana, com uma agenda no Nordeste, região considerada reduto eleitoral do petista.

Ele estará na Bahia, em Pernambuco e no Ceará. Na quinta-feira, vai visitar Salvador e Paulo Afonso, na Bahia, apresentando obras do PAC. Já na sexta-feira, passará por Ipojuca e Abreu e Lima, em Pernambuco, além de Fortaleza, onde vai inaugurar a pedra fundamental das obras do Instituto Tecnológico de Aeronáutica, o ITA, que terá um campus na capital do Ceará .

O objetivo dessa série de viagens é inaugurar obras e programas até o fim do primeiro semestre. O presidente deve percorrer todos os estados do país até junho e julho. Depois desse período, tem início a campanha eleitoral para as eleições municipais e qualquer ação do petista poderia ser contestada por adversários que se sentirem prejudicados. O cientista político Melillo Diniz avalia que agendas internas depois desse período podem gerar ações na Justiça Eleitoral e que o petista deve, portanto, concentrar as atividades na primeira metade do ano por uma questão legal.
Em 2023, foram 15 viagens internacionais e 24 países percorridos pelo presidente Lula. Nessas viagens o petista somou mais de dois meses e meio fora do Brasil. Já os compromissos locais foram realizados em 18 estados da federação, contabilizando pouco mais de 60 dias de agendas fora de Brasília.
Fonte: CNN
0%