NOTÍCIA FM Ligou, virou Notícia!
O ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, embarcará neste domingo (18) para Mossoró (Rio Grande do Norte) a fim de acompanhar as investigações da fuga de dois detentos da penitenciária federal de segurança máxima do estado. A informação foi divulgada pela pasta neste sábado (17).
A fuga aconteceu na última quarta (14) e foi a primeira registrada desde a fundação do sistema penitenciário federal, em 2006. As buscas por Deibson Cabral Nascimento e Rogério da Silva Mendonça — ligados à facção criminosa Comando Vermelho — entraram no quarto dia neste sábado.
Mais de 300 agentes de segurança de forças estaduais e federais têm atuado na operação, que se concentram em um perímetro de 15 quilômetros em torno do presídio.
Segundo o Ministério da Justiça, na viagem, Lewandowski deverá se reunir com responsáveis pelas equipes da operação.
O ministro da Justiça será acompanhado do diretor-geral em exercício da Polícia Federal, Gustavo Souza. O secretário nacional de Políticas Penais, André Garcia, também deverá acompanhar as agendas.
Na última quinta (15), em entrevista à imprensa, o ministro afirmou que a recaptura dos criminosos era uma prioridade da pasta. Ricardo Lewandowski classificou a fuga como um “episódio fortuito” e disse que o ministério trabalharia para apurar eventual falha administrativa ou omissão.
Segundo Lewandowski, uma série de medidas foram tomadas desde a fuga na Penitenciária Federal de Mossoró. Além da troca da direção do presídio, estão nesta lista:
“Os presídios federais são absolutamente seguros. Todos podem continuar confiando nesse sistema”, declarou.