Hospital Municipal de Americana promove treinamento sobre transfusão de sangue para equipes de enfermagem

Jornal da Notícia

IMG_20240522_153012

O Banco de Sangue do Hospital Municipal Dr. Waldemar Tebaldi, em Americana, promoveu mais um ciclo do treinamento “Instalação de Hemocomponentes”. O objetivo da capacitação é difundir as técnicas, os fluxos e as boas práticas do processo de transfusão de sangue entre os profissionais de enfermagem do HM.

Treinamento Sobre Transfusão de Sangue em Americana

O treinamento foca a instalação de hemocomponentes e a segurança transfusional, segundo a enfermeira do Banco de Sangue Josniele Cristina Bidoia, que conduziu os treinamentos. A capacitação foi direcionada a todos os profissionais de enfermagem do HM, principalmente as novas equipes recém-contratadas.

“A gente explica como é a rotina da transfusão, qual é a função do enfermeiro e do técnico de enfermagem no processo transfusional, como ocorre a coleta de amostras, os materiais necessários para a instalação dos hemocomponentes, a importância do termo de consentimento, o acompanhamento dos pacientes e outras informações”, lista a enfermeira.

Josniele lembra que a solicitação de transfusão é um ato médico, mas que cabe a uma equipe multidisciplinar prestar o atendimento com qualidade e segurança ao paciente.

“O aperfeiçoamento das práticas profissionais é uma necessidade constante dos serviços de saúde, para que eles sejam realizados com a máxima qualidade e segurança. Os procedimentos referentes ao Banco de Sangue do HM são de extrema importância, assim como os demais setores, cujo aprimoramento técnico é fator indispensável”, ressalta o secretário de Saúde, Danilo Carvalho Oliveira.

O Hospital Municipal de Americana é administrado pela organização social Santa Casa de Misericórdia de Chavantes (SCMC), via gestão compartilhada com a Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Americana.

Fonte: Assessoria Comunicação Prefeitura Americana

0%