Grupo de doulas visita obras da Maternidade do Hospital Municipal de Americana

Jornal da Notícia

IMG_20240430_152810

Representantes do grupo Doulas Primavera visitaram nesta semana as obras de reforma da Maternidade do Hospital Municipal Dr. Waldemar Tebaldi. Como voluntárias, elas desenvolvem ações de incentivo, orientação e apoio ao parto normal entre as gestantes na unidade.

Doulas Visitam Obras Maternidade em Americana

A gerente assistencial do HM, Márcia Arruda, e a diretora técnica, Marcella Pozetti, acompanharam a presidente do grupo, Taína Camargo, e a doula Meire Rosa da Silva Santos durante a visita, realizada após reunião com Klebson Soares Carvalho, diretor da Santa Casa de Misericórdia de Chavantes (SCMC) – a organização social administra o hospital por meio de gestão compartilhada com a Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Americana.

Marcella Pozetti enfatizou que a nova Maternidade “vai favorecer o maravilhoso trabalho de humanização desenvolvido pelas doulas, que reforça a importância do parto normal e da amamentação com o leite materno”. “Elas fazem o acompanhamento integral da parturiente, desde a chegada até a alta”, disse a diretora técnica.

“A gente precisa enaltecer o trabalho voluntário magnífico que as doulas fazem aqui no HM, desde a recepção da mãe à condução do parto. Elas são fundamentais para a Maternidade alcançar a meta de apenas 33% de prato cesárea”, acrescentou Márcia Arruda.

As doulas conheceram detalhes sobre a obra, a nova infraestrutura da ala, o fluxo de entrada e o atendimento dos pacientes, os espaços onde funcionarão os consultórios (ginecologia obstétrica e triagem neonatal), os quartos, a sala de exame do pezinho e orelhinha e os dois quartos de PPP (pré-parto, parto e puerpério), que são fundamentais para a atuação das doulas.

“É de suma importância a participação das doulas nesse processo de revitalização da maternidade, pois elas têm um papel fundamental e estão envolvidas diretamente nas questões da ala. A visita do grupo tem um significado especial que se traduz em afinidade, integração, profissionalismo e afeto”, afirmou o secretário de Saúde, Danilo Carvalho Oliveira.

Fonte; Assessoria Comunicação Prefeitura Americana

 

0%