Governo Federal autoriza investimento de R$ 16 milhões para o aeroporto de Americana

Jornal da Notícia

aerporto

O Governo Federal, por meio do Ministério de Portos e Aeroportos (MPor), autorizou a prefeitura de Americana, em São Paulo, a lançar o processo licitatório para contratação das obras de reforma e ampliação do aeroporto da cidade.

Governo Federal Autoriza Verba Para Aeroporto de Americana

A licitação contempla o alargamento da pista de pouso e decolagem, assim como sua recuperação, além da recuperação da faixa de pista e pátio de aeronaves, drenagem, regularização de áreas de segurança e auxílios à navegação aérea, dentre outras melhorias. A nova infraestrutura permitirá a ampliação da operação de aeronaves da aviação geral até o código 2C, de aeronaves modelo ATR42.

As obras no aeródromo de Americana são estratégicas para o Governo Federal, por impulsionar a economia da região e contribuir para o aumento do emprego e da renda no estado. A licitação terá investimento de mais de R$ 16 milhões, que serão custeados integralmente pelo Governo Federal, com recursos do Fundo Nacional da Aviação Civil (FNAC).

O projeto para reparos no aeródromo foi desenvolvido pela Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero). As obras estão previstas para serem executadas em 7 meses após a contratação da empresa vencedora e emissão de ordem de serviço. A fiscalização dos serviços será realizada pelo município local. O edital deve ser publicado nas próximas semanas.

Infraestrutura aeroportuária

Em detalhes, a pista de pouso e decolagem, atualmente com 1.100 x 18 m passará a operar com 1.100 x 23 m, com reforço no número de classificação do pavimento (PCN), de 9 para 13, assim como a implantação de área de giro na cabeceira da pista. Estão previstas também a ampliação das faixas de pista e implantação de áreas de seguranças (RESAs) nas cabeceiras, além da restauração das pistas de taxiway, com implantação de acostamentos.

Para permitir operações noturnas, entre outros investimentos previstos na fase de intervenção do aeródromo estão a implantação do novo balizamento luminoso, sinalização horizontal e vertical, farol iluminado e biruta, além da implantação do sistema visual indicador de rampa de aproximação (PAPI) em ambas as cabeceiras.

Importante destacar o trabalho do Prefeito de Americana, Chico Sardelli, juntamente com o Deputado Federal Cezinha de Madureira, na busca pela liberação desse importante recurso.

0%