Festival Gastronômico de Santa Bárbara: prazo de inscrição termina nesta sexta-feira (31)

Jornal da Notícia

Festival Gastronômico 08 - imprensa

Termina nesta sexta-feira (31) o prazo de inscrição para estabelecimentos/empreendedores participarem do Festival Gastronômico de Santa Bárbara – edição Inverno 2024. Interessados poderão se inscrever de forma on-line no site www.culturasbo.com desta vez, os pratos, produtos ou porções propostas da Categoria Temática deverão obrigatoriamente ser inspirados nos “150 anos da Imigração Italiana no Brasil”.

Festival Gastronômico de Santa Barbara

O evento acontecerá nos dias 21 (domingo), das 16 às 21 horas, 22 (segunda) e 23 (terça-feira) de julho, das 18 às 22 horas, no prolongamento da Avenida Corifeu de Azevedo Marques, em frente ao Parque Araçariguama, com entrada gratuita.

Nesta edição, o tema proposto deve ser explorado por meio do uso de especiarias e ingredientes no preparo do menu proposto, bem como pratos, produtos ou porções que expressem a cultura da gastronomia italiana. Não será considerado na o uso de ingredientes para decoração ou finalização do produto.

O tema traz o marco oficial da imigração italiana no país, associado ao ano de 1874, data que chegou ao Brasil o navio a vapor “La Sofia”, trazendo o primeiro grupo organizado de imigrantes italianos para trabalhar nas lavouras de café em São Paulo. De acordo com o edital, o fato marcou o início de uma imigração em larga escala que contribuiu significativamente para a formação da sociedade brasileira.

Além das opções na Categoria Temática, é obrigatória a inscrição e comercialização das opções livre e temática. Sendo assim, cada empreendimento participará com até dois pratos, produtos ou porções na Categoria Livre, dois pratos, produtos ou porções na Categoria Vegetariana, sendo este para Ovolactovegetarianos, Lactovegetarianos e Vegetarianos estritos; e dois pratos, produtos ou porções na Categoria Temática.

Das inscrições, o Festival poderá contar com 12 vagas para os estabelecimentos gastronômicos localizados em Santa Bárbara d’Oeste e quatro para estabelecimentos gastronômicos localizados da Região Turística Bem Viver (Americana, Campinas, Capivari, Elias Fausto, Hortolândia, Monte Mor, Nova Odessa e Sumaré). Após atingir o limite de 16 participantes, será criada uma lista de suplentes, caso haja eventuais desistências, obedecendo a ordem de classificação.

O objetivo é promover a economia criativa, valorizar os estabelecimentos gastronômicos do Município e divulgar a culinária da Região Turística Bem Viver, oferecendo ao público a oportunidade de conhecer e degustar pratos que representem e evidenciem a especialidade de cada empreendimento gastronômico.

O regulamento completo está disponível no site www.culturasbo.com A realização do Festival Gastronômico de Santa Bárbara é da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e o Conselho Municipal de Turismo – Comtur.

Fonte: Assessoria Comunicação Prefeitura Santa Bárbara

0%