Educação de Americana inicia formação para professores sobre violência sexual

Jornal da Notícia

53706499462_3191097ac5_o

A Secretaria de Educação de Americana iniciou, na noite de terça-feira (7), a formação para professores sobre o Programa “EducaPRO Proteger, Respeitar e Ouvir #euvejovocê”, desenvolvido em parceria entre a pasta, a Diretoria de Ensino Região de Americana e o Ministério Público, por meio da Promotoria da Infância e Juventude. A atividade foi realizada na Casa da Criança Pitanga e reuniu professores, pedagogos, psicólogos e gestores da unidade e da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Milton Santos.

Formação para Professores Sobre Violência Sexual em Americana

O programa tem o objetivo de promover e reforçar as ações de conscientização realizadas pelas escolas acerca do papel protetivo dos espaços educativos, fortalecendo crianças e adolescentes contra a violência sexual. O projeto-piloto do EducaPRO será iniciado pelas unidades da rede municipal e pelas escolas estaduais Prof.ª Anna Peres da Silva e Prof.ª Sinésia Martini.

A formação escolar vai abordar, em dois encontros coletivos, as principais formas de violência contra crianças e adolescentes e as modalidades de abuso sexual, dados de prevalência de abuso no município, mitos e realidades, causas e consequências do abuso sexual, o enfrentamento da violência sexual e formas de identificar sinais, além de orientações metodológicas para intervir, prevenir e notificar casos.

O programa será ampliado a todas as unidades de Educação Infantil e Ensino Fundamental municipais, envolvendo mais de 14 mil estudantes, como explicou o secretário de Educação de Americana, Vinicius Ghizini.

“O EducaPRO visa propiciar às nossas crianças e adolescentes conhecimento sobre seus direitos, sobre seus corpos e sobre violências, no sentido de prevenir ações que firam sua integridade física, moral e emocional. É um trabalho essencialmente preventivo visando o bem-estar integral dos nossos alunos”, disse.

Fonte: Assessoria Comunicação Prefeitura Americana

0%