Dourados (MS) é primeira cidade a vacinar contra dengue

Jornal da Notícia

VACINA

Brasil é o primeiro país do mundo a oferecer a vacina no sistema público universal. Ministério da Saúde ainda avalia calendário no SUS.

O município de Dourados, em Mato Grosso do Sul (MS), iniciou nesta quarta-feira (3) a vacinação em massa contra a dengue, que deve atingir aproximadamente 150 mil pessoas entre 4 e 59 anos. Na data, foram entregues 90 mil doses para distribuição nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) da cidade.

A primeira dose foi aplicada em Francisleine Costa, mãe do adolescente Julio Cesar da Costa, de 15 anos, que morreu vítima da dengue no ano passado, segundo informações da Prefeitura.

“Meu filho foi enterrado no dia do aniversário por essa fatalidade. Agora a vacina veio e eu estou fazendo campanha para que todos se vacinem para que não passem pela mesma dor que eu”

A ação foi desenvolvida pela Secretaria Municipal de Saúde da cidade, em parceria com o laboratório japonês Takeda, que desenvolveu a vacina Qdenga e já a disponibiliza na rede privada de saúde.

Em dezembro de 2023, semanas após a parceria entre o laboratório e a prefeitura, o Ministério da Saúde incorporou o imunizante no Sistema Único de Saúde (SUS). O Brasil é o primeiro país do mundo a oferecer a vacina no sistema público universal.

Fonte: CNN

0%