Dia Mundial do Rim: atividades marcam a data na Hemodiálise do Hospital Municipal de Americana

Jornal da Notícia

20240314_084703-min

O Dia Mundial do Rim, data lembrada internacionalmente nesta quinta-feira, 14 de março, contou com uma série de atividades conduzidas pela equipe de Hemodiálise do Hospital Municipal Dr. Waldemar Tebaldi, em Americana. Os profissionais distribuíram saquinhos de biscoitos aos pacientes durante o atendimento e fizeram uma ação educativa, com a entrega de panfletos sobre a saúde dos rins, nas recepções do hospital.

Atividades no Dia Mundial do Rim em Americana

Atualmente, o setor atende 83 pacientes, que fazem três sessões semanais de tratamento. Eles são divididos em duas turmas, com turnos diurnos e vespertinos. Na prática assistencial diária, a unidade dispõe de médicos, enfermeiros e uma equipe multidisciplinar, todos eles comprometidos com o atendimento humanizado e diferenciado. Entre fevereiro e dezembro de 2023, foram aproximadamente 10 mil sessões de hemodiálise, além de 836 atendimentos ambulatoriais.

A unidade conta com um coral, que entra em ação em datas especiais, promove celebrações para os pacientes (Carnaval, Festa Junina com Bingo, Halloween e outras), desenvolve oficinas de desenho (o projeto “Uni-Duni-Tê: Resgatando o Lúdico”) e a distribuição de lembrancinhas aos pacientes.

A enfermeira Ariane dos Santos, coordenadora da Hemodiálise, destaca a qualidade assistencial e as práticas humanizadas desenvolvidas na ala. “Trabalho com hemodiálise há 21 anos e amo isso. Tem que ter cuidado, paciência. Os pacientes precisam de carinho e acolhimento humanizado. Por isso, a gente brinca com eles, os abraça e chora junto quando tem que chorar”, conta a profissional.

“Cuidar do indivíduo com dedicação e carinho, tratá-lo com respeito e dignidade. Esses são alguns dos valores que traduzem o acolhimento humanizado e que está sendo feito em nossa rede de saúde. O setor de Hemodiálise do Hospital Municipal está de parabéns pelas iniciativas em prol dos pacientes, buscando sempre manter o melhor padrão de qualidade na assistência”, afirma o secretário de Saúde, Danilo Carvalho Oliveira.

O Hospital Municipal é administrado pela organização social Santa Casa de Misericórdia de Chavantes (SCMC), por meio de gestão compartilhada com a Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Americana.

Fonte: Assessoria Comunicação Prefeitura Americana

0%