Dia Mundial da Água: curso Primeiros Socorros é realizado na Fatec Americana

Jornal da Notícia

agua

Como parte da programação do Dia Mundial da Água, foi realizado na manhã desta segunda-feira (18) o curso de Resiliência e Primeiros Socorros, no auditório da Fatec Americana. A atividade vai até esta terça-feira (19) e é promovida pela Secretaria de Meio Ambiente, em parceria com o Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), FAESP (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo) e Defesa Civil.

Evento em Comemoração Dia Mundial da Água

A diretora de Educação Ambiental, Planejamento, Projetos e Agricultura, Kátia Birke, abriu a atividade com uma explanação sobre a participação de Americana no projeto piloto do Programa Municípios Paulistas Resilientes, do Governo do Estado de São Paulo, para a construção do Plano Municipal de Adaptação e Resiliência Climática.

“Este curso é inovador na cidade e busca trazer informações sobre o impacto das mudanças climáticas numa projeção até o ano de 2050, abordando temas sobre enchentes, altas temperaturas, falta de chuvas, recursos hídricos, entre outras questões analisadas pelo Programa Município Paulistas Resilientes. Americana foi escolhida para participar do projeto pela boa colocação no ranking ambiental do Programa Município VerdeAzul e está entre os 11 municípios que participam do estudo, visando elaboração do plano municipal para o enfrentamento e adaptação às mudanças climáticas”, explicou Kátia.

O programa é realizado em parceria com a Agência Alemã para o Desenvolvimento Sustentável no Brasil (GIZ). “Os técnicos de Americana passaram por capacitação durante seis meses para a elaboração do Plano Municipal de Adaptação e Resiliência Climática, que atualmente está sob consulta interna das pastas da administração municipal e, posteriormente, será encaminhado para consultas públicas. É um trabalho importantíssimo para o futuro do município, que já está contribuindo efetivamente com ações ambientais, como o Plano de Arborização Urbana e o Programa para a Recuperação e Mapeamento das Nascentes, e com os estudos do Programa Municípios Paulistas Resilientes”, disse o secretário de Meio Ambiente, Fábio Renato de Oliveira.

O coordenador da Defesa Civil de Americana, João Miletta, também proferiu palestra durante o Curso de Resiliência e Primeiros Socorros. Ele abordou o trabalho de monitoramento nas áreas de risco desenvolvido no município. “A função da Defesa Civil é cuidar de vidas. Entre as atribuições do órgão, estão o monitoramento permanente das áreas de riscos para prevenir enchentes, queimadas, orientar e conscientizar a população sobre questões ambientais, buscando prevenir e combater desastres”, diz Miletta.

A Defesa Civil de Americana recebeu, em junho de 2023, o Certificado de Resiliência do Programa Município Resiliente. A avaliação é feita com base nos indicadores do Índice de Efetividade da Gestão Municipal do Programa Município Verde Azul, do governo estadual, e da campanha Construindo Cidades Resilientes, da Organização das Nações Unidas.

O secretário adjunto da Secretaria de Meio Ambiente, Carlos Cesar Gimenez Zappia e a equipe do Grupo de Proteção Ambiental (GPA), da Guarda Municipal, também fizeram explanações sobre o tema do curso.

Programação do Dia Mundial da Água

A agenda especial do Dia Mundial da Água se estende até o dia 27 de março. As ações fazem parte do Programa de Educação Ambiental e são desenvolvidas em consonância com o Programa Município VerdeAzul (PMVA). O tema da programação do Dia Mundial da Água, celebrado em 22 de março, é “Em tempos de Mudança Climática, cada gota faz a diferença. Água é vida! Economize!”.

Confira a programação para os próximos dias:

Dia 20 – 19h – Apresentação da Minuta Preliminar do Plano de Adaptação às Mudanças Climáticas, com campanha de adoção de mudas sob apadrinhamento – Unisal – Campus Maria Auxiliadora – Auditório Roxo – Aberto ao público.

Dia 21 – 17h – Instalação da Placa em comemoração aos 100 pontos do – Programa Município VerdeAzul (PMVA) – Área das três pistas, próximo ao portal.

Dia 21 – 19h – Apresentação da Minuta Preliminar do Plano de Adaptação às Mudanças Climáticas, com campanha de adoção de mudas sob apadrinhamento – SENAC – Voltado aos alunos do SENAC.

Dia 22 – 9h – Inauguração dos itens de sustentabilidade e do grafite educativo em parceria com a empresa Papirus – Casa da Agricultura.

Dia 25 – 9h – Aula inaugural com o tema “Água”, ministrada por agentes da Papirus – Casa da Agricultura – Aberto ao público.

Dia 26 – 9h – Exposição de desenhos e quadros com o tema “Água” – Paço Municipal.

Dia 26 – 9h – Aula com o tema “Resíduos”, ministrada pela Papirus – Casa da Agricultura – Aberto ao público.

Dia 27 – 9h – Lançamento do concurso do Programa de Educação Ambiental 2024; curso online para educadores e parceiros da FEAMA (Feira Ambiental Municipal de Americana) – Casa da Agricultura – Aberto ao público.

Fonte: Assessoria Comunicação Prefeitura Americana

0%