Centro de Reservação de Água da Vila Santa Catarina em Americana recebe arte do Coletivo SHN

Jornal da Notícia

estoria

O Centro de Reservação de Água da Vila Santa Catarina (CR-3), do DAE (Departamento de Água e Esgoto) de Americana, está ganhando cores com a pintura artística feita por membros do Coletivo SHN, grupo americanense que começou em 1998 e se tornou referência em “street art”, com obras espalhadas por várias cidades do Brasil e do exterior. O trabalho é um oferecimento da empresa Eurotanks, responsável pela construção do novo reservatório no espaço, com capacidade de 2,1 milhões de litros.

Pintura Artística em Centro de Reservação de Água em Americana

A intervenção artística está sendo realizada no reservatório elevado, de 25 metros de altura, e deve durar cerca de 20 dias. O CR-3 fica ao lado do Ginásio de Esportes do Jardim São Pedro.

“Queremos agradecer à empresa Eurotanks por essa gentileza, por esse presente que estamos recebendo. Além de se tornar mais moderno e eficiente para o sistema de abastecimento de água, com todas as obras que estão sendo executadas ali, o CR-3 vai ficar também mais bonito com essa arte estampada no nosso tanque elevado, sem custos ao município”, comemorou o superintendente da autarquia, Marcos Morelli.

O layout traz imagens que fazem referência à sustentabilidade, ao saneamento básico e à preservação da Natureza, e incluem símbolos alusivos ao tema, como gotas d’água, rios, mares, peixes, o planeta Terra e nossas casas, como sendo o destino da água tratada.

“Começamos a pensar em todos os significados da água, como fertilidade, saúde, renovação, pureza, do ponto de vista também de culturas diferentes, e como eram expressadas em desenhos. Fomos elencando os melhores e verificando a possibilidade de executá-los no tanque. É um trabalho desafiador, por conta da altura e da superfície curva do reservatório. Optamos por fragmentar os desenhos, de forma que cada símbolo não perdesse o significado, como se fosse um quebra-cabeças, prestando atenção a detalhes como um desenho do pôr do sol, virado para o lado onde o Sol se põe, realmente”, explicou Haroldo Paranhos, um dos fundadores do grupo.

A definição do layout teve a participação da Secretaria de Comunicação da Prefeitura. “Nossa intenção é tornar esse local de tamanha importância para o abastecimento de milhares de pessoas, também um ponto de referência, que atraia a população para tirar fotos e compartilhar nas redes sociais, assim como fizemos no mural ‘Americana 148’, no Mercado Municipal, para comemorar o aniversário de 148 de Americana, no ano passado”, explicou o secretário Leon Botão.

“Queremos agradecer pela oportunidade, este é um presente para a cidade e um presente para nós, vai ficar lindo. Um desafio que a gente gosta e topou, pois se trata de um trabalho de difícil acesso. É um trabalho que tem um status monumental, numa das partes mais altas da cidade”, completou Paranhos.

CR-3 em obras

O CR-3 está em fase de ampliação, com as obras do sistema ligado ao novo tanque com capacidade para 2,1 milhões de litros. Somados aos reservatórios já existentes, com capacidade de 4 milhões de litros, serão ao todo 6,1 milhões de litros para o abastecimento dos bairros Vila Santa Catarina, Jardim São Pedro, Jardim São Paulo, Conserva, Vila Biasi, Nova Americana, Cidade Jardim, Parque Novo Mundo, Jardim Terramérica e Vila Mathiensen.

Fonte: Assessoria Comunicação Prefeitura Americana

 

0%