Americana inicia mutirão de exames de mamografia e Papanicolau neste sábado

Jornal da Notícia

53554183564_d9988515c1_o

A Prefeitura de Americana, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, inicia neste sábado (2) o “Mutirão Saúde da Mulher”, campanha alusiva ao Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março, e que vai ofertar gratuitamente exames de mamografia e Papanicolau.

Mutirão Mamografia em Americana

As unidades básicas de saúde dos bairros Parque Gramado e Jardim Dona Rosa permanecerão abertas neste sábado, das 8h às 14h, e vão contar com veículos adaptados para a realização dos procedimentos. As duas unidades vão ofertar 70 mamografias cada. Os exames de Papanicolau serão realizados para todas que comparecerem, sem limite prévio.

As mulheres precisam ter idade entre 35 e 69 anos para a mamografia, enquanto para o Papanicolau a faixa etária contemplada é de 25 a 64 anos. Para ambos os exames, é necessário apresentar comprovante de residência em Americana, cartão SUS e um documento com foto.

O mutirão segue nos sábados seguintes, dias 9, 16 e 23 de março (conforme programação abaixo). Durante os dias 4, 5, 6, 7 e 8 (segunda a sexta), serão realizadas mamografias na Praça Comendador Müller para as mulheres com agendamento acionadas pelo Setor de Regulação da Secretaria de Saúde.

Ao longo desse período, serão 980 mamografias ofertadas no total. O serviço foi contratado pela Prefeitura por meio do Cismetro (Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Metropolitana de Campinas).

“Com o mutirão aos sábados durante o mês de março, nós vamos intensificar a prevenção ao câncer de mama e de útero, oferecendo mais acesso aos exames. É uma forma também de contemplar as mulheres que têm dificuldade de buscar o serviço durante a semana”, afirma o secretário de Saúde, Danilo Carvalho Oliveira.

Programação:

Dia 2 (sábado) – mamografias e exames de Papanicolau

UBS Parque Gramado – Av. da Amizade, s/n

UBS Jardim Dona Rosa – Rua da Solidariedade, n° 1.080

Dias 4, 5, 6, 7 e 8 (segunda a sexta) – mamografia apenas para mulheres com agendamento

Praça Comendador Müller – Centro

Dia 9 (sábado) – mamografias e exames de Papanicolau “Dia D”

UBS São Vito – Rua Vicente Caravieri, nº 300

UBS Jardim Guanabara – Rua Jacarepaguá, nº 320

*Outras unidades também terão o exame de Papanicolau

Dia 16 (sábado) – mamografias e exames de Papanicolau

ESF Praia Azul – Rua Maranhão, nº 1.213

ESF Antônio Zanaga – Rua Ademar Tavares, nº 185

UBS Jardim Boer – Rua Romildo Bosqueiro, nº 55

Dia 23 (sábado) – mamografias e exames de Papanicolau

UBS Vila Mathiensen – Rua das Alfazemas, nº 316

UBS Vila Galo – Rua Quintino Bocaiúva, nº 1.250

Fonte: Assessoria Comunicação Prefeitura Americana

 

0%