Americana ganha placa comemorativa pelo resultado histórico no Programa Município VerdeAzul

Jornal da Notícia

stories

Americana ganhou uma placa comemorativa para registrar o marco histórico com a conquista da primeira colocação no ranking ambiental do Programa Município VerdeAzul (PMVA). A cidade foi a primeira do Estado de São Paulo a atingir a pontuação máxima de 100 pontos. O feito foi registrado no portal de entrada de Americana, na tarde desta quinta-feira (21), pelo prefeito Chico Sardelli.

Americana Município VerdeAzul

A ação fez parte da programação do Dia Mundial da Água, que será comemorado nesta sexta-feira (22), e também simbolizou o plantio de 345 mudas de ipês-brancos por meio do projeto de arborização da Avenida Antônio Pinto Duarte, que inclui ainda 34 sibipirunas e 72 palmeiras imperiais.

“Americana merece o registro especial deste marco histórico conquistado por meio do Programa Município VerdeAzul. Foram 100 pontos, nota máxima que um município já conseguiu atingir, coroando todo o trabalho da Prefeitura, num esforço conjunto com a Secretaria de Meio Ambiente, através da realização de ações efetivas para melhorar a qualidade de vida da população”, disse o prefeito Chico.

A conquista de Americana foi anunciada pelo Governo de São Paulo em 19 de dezembro de 2023. A primeira colocação no ranking ambiental considera as cidades com população entre 100 e 500 mil habitantes do Estado.

Os municípios são avaliados de acordo com a medição de diversas diretivas, como Governança Ambiental, Avanço na Sustentabilidade, Educação Ambiental, Uso do Solo, Gestão das Águas, Esgoto Coletado e Tratado, Resíduos Sólidos, Qualidade do Ar, Arborização Urbana e Biodiversidade.

“Americana se tornou referência na gestão ambiental com a conquista do marco histórico no Programa Município VerdeAzul, que incentiva as prefeituras para a execução de políticas públicas. Todas as ações promovidas e o projeto de arborização, com o plantio de ipês-brancos, símbolo de Americana, em toda a extensão da avenida, buscam promover o desenvolvimento sustentável no município”, disse o secretário de Meio Ambiente, Fábio Renato de Oliveira.

A interlocutora do Programa Município VerdeAzul em Americana e diretora de Educação Ambiental, Planejamento, Projetos e Agricultura, Kátia Birke, ressaltou a importância dos projetos executados na cidade e a participação de todos os envolvidos. “Americana conquistou esta posição atendendo as diretivas estabelecidas no programa. Com o esforço e o alinhamento da Administração municipal, determinação do prefeito Chico e do vice Odir, priorizando o meio ambiente e a qualidade de vida da população”, disse Kátia.

A solenidade de entrega da placa comemorativa contou com as presenças dos vereadores Lucas Leoncine e Thiago Martins, dos secretários municipais Leon Botão (Comunicação e Tecnologia da Informação) e Vinícius Zerbetto (Gestão de Convênios), do diretor da Unidade de Licenciamento Ambiental, Cícero de Jesus, do diretor da Unidade de Praças e Jardins, Antonio Donizetti de Paula, e dos secretários adjuntos de Meio Ambiente, Neto Franzatto e Carlos Zappia.

Fonte: Assessoria Comunicação Prefeitura Americana

0%