Faixa de Gaza está se tornando um “cemitério de crianças”, alerta secretário-geral da ONU

Jornal da Notícia

GUERRA

A Faixa de Gaza está “se tornando um cemitério para crianças”, alertou o chefe das Nações Unidas. A fala vem num contexto em que o número de mortos aumenta e crescem os apelos em todo o mundo por um cessar-fogo, um mês após o ataque de Israel ao Hamas — o grupo radical islâmico que comanda o território.

“O pesadelo em Gaza é mais do que uma crise humanitária. É uma crise da humanidade”, disse o secretário-geral da ONU, António Guterres, aos jornalistas em Nova Iorque, acrescentando que a necessidade de um cessar-fogo está se tornando “mais urgente a cada hora que passa”.

A devastação dos ataques de Israel a Gaza está agora a se tornando aparente. O Ministério da Saúde no enclave controlado pelo Hamas disse que mais de 10.000 pessoas foram mortas desde o início da guerra. Isso inclui mais de 4.100 crianças e 2.600 mulheres.

Não está claro quantos combatentes estão incluídos no total, o que  não se pode confirmar de forma independente.

Cerca de 1,5 milhão de residentes de Gaza estão agora deslocados — 70% da população — com a maioria vivendo em abrigos lotados da ONU, disse Tamara Alrifai, porta-voz da Agência de Assistência e Obras da ONU para Refugiados da Palestina no Oriente Próximo.

 

Fonte: CNN

0%