NOTÍCIA FM Ligou, virou Notícia!
Muita água, raios e ventos de até 100 km/h. Depois de lidar com as altas temperaturas por conta da onda de calor, a população de Campinas (SP) precisa ficar em alerta para os riscos de temporais entre esta sexta (17) e domingo (19). A Defesa Civil divulgou uma série de recomendações de segurança – veja abaixo.
Segundo o órgão, a soma do calor com a umidade proveniente da Amazônia e a passagem de uma frente fria cria condições para os temporais. As chuvas podem atingir o volume de 100 milímetros, principalmente entre a tarde de sábado (18) e o domingo (19).
Com isso, a Defesa Civil destaca a importância de atenção às áreas mais vulneráveis, pois haverá risco de deslizamentos, desabamentos, alagamentos, enchentes e ocorrências relacionadas a descargas elétricas, vento forte e granizo.
Recomendações da Defesa Civil
Não estacione veículos embaixo de árvores. Há risco de quedas que podem provocar óbitos;
Também não estacione veículos perto de torres de transmissão e placas de propaganda;
Durante os temporais, evite ficar exposto aos raios. Há risco de morte;
Aparelhos eletrônicos não devem ser usados ligados à tomada;
Evite trafegar em áreas de alagamento;
Não enfrente enxurradas;
Em caso de emergência, ligue para o telefone 193, do Corpo de Bombeiros;
Caso seja necessária uma vistoria de emergência no imóvel, acione o 199 da Defesa Civil.
Alerta da Defesa Civil
A Defesa Civil oferece, gratuitamente, um Sistema de Alerta que envia mensagens de texto para os celulares cadastrados com recomendações e avisos sobre chuva, raios e temporais.
📲 Como se cadastrar: envie um SMS para o número 40199 com o CEP da residência no assunto da mensagem.
Onda de calor
A onda de calor que atinge boa parte do Brasil fez Campinas (SP) registrar, nesta terça-feira (14), um novo recorde de temperatura em 2023. A Estação do Ciiagro (Centro Integrado de Informações Agrometeorológicas), no Taquaral, aferiu 39,1 °C às 14h20, superando 38,8 °C do dia anterior.
Não bastasse o forte calor, Campinas entrou em estado de alerta por conta do índice de umidade relativa do ar abaixo de 20% por quatro dias consecutivos.
Nessas condições, a recomendação é para que a população evitar atividades ao ar livre (suspendendo-as entre 10h e 16h), abrigue-se do sol e beba bastante água.
A onda de calor também fez a prefeitura emitir uma recomendação às escolas municipais, para que evite atividades ao ar livre.