The Best 2023: Fifa divulga finalistas a melhor jogador do mundo

Placar 88

Finalistas-do-The-Best-FIFA-Football-Awards-2023-sao-revelados
Mbappé, Messi e Haaland concorrem na premiação da entidade. Vencedor será revelado em janeiro

A Fifa divulgou, nesta quinta-feira, os três finalistas ao prêmio de melhor jogador do mundo no The Best 2023. Atual vencedor da premiação, o craque argentino Messi, ex-Paris Saint-Germain e atualmente no Inter Miami, tem a concorrência do norueguês Haaland, do Mancheste City, e do francês Mbappé, do PSG. O vencedor será revelado na cerimônia em Londres, marcada para o dia 15 de janeiro de 2024.

Para os homens, o The Best 2023 tem um período de avaliação mais curto do que o usual, valendo desde 19 de dezembro de 2022, dia seguinte à Copa do Mundo no Catar, até o dia 20 de agosto de 2023.

Haaland terminou a temporada europeia tendo marcado 55 gols, sendo 32 dentro do período válido para o The Best. Isso lhe rendeu, dentre diversos prêmios, o de melhor jogador da Europa em 2022/23, a Chuteira de Ouro, englobando o recorde de 36 gols na Premier League, e a artilharia da Champions League (12 gols). Ele também foi essencial para o Manchester City conquistar a Tríplica Coroa: a inédita Champions League, Premier League e Copa da Inglaterra.

Messi se tornou o maior artilheiro das cinco principais ligas da Europa (Inglaterra, Espanha, Itália, Alemanha e França), com 496 gols. Ele e Mbappé fecharam a temporada europeia com o título do Campeonato Francês pelo PSG. O argentino também carregou o Inter Miami até a conquista da Copa das Ligas, competição entre clubes dos Estados Unidos e do México.

Os indicados ao The Best 2023 haviam sido anunciados em setembro. A lista tinha 12 nomes, sendo metade de jogadores do Manchester City, e não incluiu Vinicius Junior, atacante do Real Madrid e nome brasileiro de maior destaque na temporada europeia.

 

Fotos: Divulgação / Fifa
Fonte: GE
0%