João Fonseca vence 36º do ranking e vai às oitavas do Rio Open

Placar 88

Joao-Fonseca-RO-1536x1024
Brasileiro de 17 anos tem atuação de alto nível contra Arthur Fils e consegue primeira vitória em competições de nível ATP

Aos 17 anos, João Fonseca estreou no Rio Open com uma atuação de alto nível. Apoiado pela torcida que compareceu à Quadra Guga Kuerten nesta quarta, o tenista carioca venceu o francês Arthur Fils, 36º do mundo. O placar foi de 2 sets a 0, com pneu na primeira parcial e 6/4 na segunda. Dessa forma, Fonseca, número 655 do ranking, conquistou seu primeiro triunfo em competições de nível ATP.

– Hoje é um dia muito especial para mim. Primeira vitória em um torneio tão grande da ATP e em casa. Então, estou muito feliz – disse João, emocionado, após a partida.

Logo no game inicial, Fonseca quebrou o saque de Fils, que também é jovem – tem 19 anos. Ao longo do primeiro set, o brasileiro controlou as ações, conquistou belos pontos e não correu riscos. Ainda conseguiu mais duas quebras, animando as arquibancadas do Jockey Club. Para encerrar a parcial e garantir o pneu, João encontrou um lindo ataque curto, que deixou o francês sem reação no fundo da quadra.

O segundo set começou mais equilibrado, com Fils jogando melhor e confirmando saques pela primeira vez na partida. Fonseca, no entanto, se mantinha em alto nível, e a quebra chegou no sétimo game. O francês se irritou e quebrou uma raquete.

O bom desempenho de Fonseca e a impaciência de Fils marcaram o fim da partida. Sob muita chuva, o brasileiro fechou a segunda parcial em 6 games a 4.

Depois de eliminar Fils, cabeça de chave número 7 do Rio Open, Fonseca já sabe quem será o próximo adversário. Nas oitavas de final, o brasileiro enfrentará o chileno Cristian Garín, campeão do torneio em 2020.

É a segunda participação de João no torneio carioca. No ano passado, quando ainda se dividia entre competições profissionais e juvenis, o carioca acabou eliminado na primeira partida.

– Eu era muito imaturo ainda. Melhorei nisso. Entrei em quadra hoje mais focado. Isso é consequência de todo o trabalho dos últimos meses – afirmou.

E a edição de 2024 já traz um feito inédito para o Brasil no Rio Open. Pela primeira vez, o país tem quatro representantes nas oitavas de simples. Além de Fonseca, Thiago Wild, Felipe Meligeni e Thiago Monteiro passaram da primeira rodada.

Fotos: GOOGLE
Fonte: GE
0%