João Fonseca abre mão de premiação do Rio Open

Placar 88

1_joao_fonseca_tenis_rio_open__3_-25663581
Jovem de 17 anos pensa em seguir para o tênis universitário dos Estados Unidos e não pode perder status de amador

A campanha de João Fonseca no Rio Open de 2024 entrou para a história. Aos 17 anos, o tenista venceu favoritos, chegou às quartas de final e empilhou marcas. Mas abriu mão da premiação conquistada no torneio carioca, de acordo com o podcast “TenisBrasil”. A decisão é motivada pela dúvida que Fonseca tem sobre a sequência da carreira. Caso escolha entrar no tênis universitário dos Estados Unidos, precisará se manter como amador, sem receber pela participação em competições do circuito internacional.

As regras da elite do tênis universitário dos EUA determinam que atletas só podem recolher 10 mil dólares (quase R$ 50 mil na cotação atual) de premiação por ano, e qualquer excedente deve ser usado como ajuda de custo. Pela participação na competição carioca, Fonseca teria direito a 57.540 dólares (mais de R$ 285 mil).

Depois de ganhar o US Open, em 2023, João optou por deixar as competições juvenis. Durante a participação no Rio Open, o jovem voltou a falar que ainda não sabe se seguirá no circuito profissional ou passará um tempo nos Estados Unidos. Em novembro do ano passado, ele chegou a assinar um compromisso com a Universidade da Virgínia.

O combinado, porém, é que a decisão final de Fonseca seja tomada em 2024. Ele tem até o meio do ano para escolher se jogará tênis universitário ou ficará integralmente dedicado às competições profissionais, recolhendo as premiações conquistadas nelas.

Enquanto a decisão não vem, Fonseca tem recebido contatos de diferentes torneios do circuito internacional e se dedica à montagem de uma agenda. Nesta semana, ele disputa o ATP 250 de Santiago. A estreia acontece na tarde desta terça, contra o argentino Thiago Tirante.

Fotos: GOOGLE
Fonte: GE
0%