Estudo põe três brasileiros entre os dez melhores zagueiros em jogo aéreo no mundo

Placar 88

joaquim-durante-partida-entre-santos-e-palmeiras-1684639755540_v2_450x450
Joaquim Henrique, Henrique Trevisan e Willyan Rocha fecham Top-10 em lista liderada pelo holandês Virgil van Dijk

Três brasileiros foram incluídos na lista dos dez melhores zagueiros do mundo em jogo aéreo, elaborada pelo Centro Internacional de Estudos sobre Esportes (CIES, na sigla original). Joaquim Henrique, do Santos, aparece em oitavo lugar, seguido de Henrique Trevisan (Tokyo FC) e Willyan Rocha (CSKA Moscou).

– Fico muito feliz em integrar uma lista como essa ao lado de jogadores consolidados no futebol mundial. A bola aérea é realmente uma das minhas principais características, tanto defensiva quanto ofensiva, e tenho conseguido contribuir com a equipe – afirmou Willyan Rocha ao ge, através da sua assessoria.

O primeiro colocado é o holandês Virgil van Dijk, do Liverpool. Completam o pódio o sul-coreano Min-Jae Kim, do Bayern de Munique, e o português Danilo Pereira, do Paris Saint-Germain.

O CIES explica que a avaliação é feita a partir da quantidade de duelos de cabeça vencidos em relação ao tempo de jogo, a frequência de cruzamentos sofridos pela equipe e o percentual de êxito do defensor no jogo aéreo. Também é levado em consideração no estudo o nível da partida disputada.

Considerado pelo estudo o melhor zagueiro do mundo no jogo aéreo, Van Dijk tem média de 4,97 duelos de cabeça vencidos por partida, com aproveitamento de 79% das disputas aéreas.

Os três brasileiros do Top-10, por exemplo, tem mais participação no jogo aéreo que Van Dijk, mas aproveitamento inferior: Joaquim Henrique disputa em média 5,45 bolas pelo alto, com sucesso em 67% dos casos.

Henrique Trevisan vence 69% dos duelos (5,65 por jogo, em média), mas o nível dos jogos que disputa no Japão (avaliado com o grau 13) é considerado inferior ao de Joaquim Henrique no Brasil (grau 28). Já Willyan Rocha tem 61% de aproveitamento no jogo aéreo, com 6,30 disputas em média por partida pelo CSKA Moscou, e avaliação grau 20 para o nível dos jogos.

O estudo do CIES listou os 100 melhores zagueiros do mundo no jogo aéreo, com a presença de outros nove brasileiros e do paraguaio Gustavo Gómez, do Palmeiras, que aparece em 48º lugar.

Fotos: GOOGLE
Fonte: GE
0%